Pular para o conteúdo
Publieditorial

UCDB sobe para o topo das melhores universidades de MS

Católica cresce no último ciclo de avaliação do Ministério da Educação
Arquivo -

Dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgados nesta manhã (23) pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentou  evolução no indicador, alcançando o mesmo conceito 4 das duas instituições federais do Estado (UFMS e UFGD). O resultado confirma, mais uma vez, a Católica como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do Centro-Oeste.

O IGC é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil, utilizando média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. O ranking é divulgado anualmente após os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as notas variam de 1 a 5.

“Este resultado vem coroar a qualidade do ensino salesiano oferecido pela UCDB, que está prestes a completar 60 anos de presença no ensino superior em . O esforço de cada professor, de cada aluno e cada colaborador administrativo nas inúmeras ações se somaram e alcançamos esse resultado que reforça nosso compromisso com a entrega de uma formação de excelência. Nos últimos anos a Universidade investiu fortemente na qualificação do corpo docente para o uso de metodologias de ensino e aprendizagem diversas que são focadas no estudante e na ampliação de ferramentas tecnológicas e agora estamos colhendo os frutos. Outro fator a ser considerado é a contribuição vinda dos Programas de Pós-Graduação que representam um dos indicadores para compor o IGC e por serem bem avaliados pela Capes, contribuíram de forma significativa. Recebemos a notícia do conceito 4 com um orgulho muito grande de estarmos entregando para a sociedade um profissional completo, preparado e consciente de seu papel”, destacou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rúbia Renata Marques.

Salas de aula estão adaptadas para o ensino presencial com transmissão on-line (foto: divulgação)

 

A UCDB teve 17 cursos de graduação avaliados neste ciclo (Agronomia, e Urbanismo, Biomedicina, Tecnologia em Gestão Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia).

Para o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, a instituição de ensino cumpre sua razão de ser ao priorizar a qualidade da formação. “Ser universidade é ter esse compromisso com o ensino, com a pesquisa e com a extensão. Isso se reflete em uma formação integral do nosso aluno. Essa conquista é de toda comunidade. Parabéns e obrigado pela dedicação de todos vocês”, afirmou. Centros universitários e faculdades também foram avaliados pelo MEC, porém não possuem a obrigatoriedade de investimentos em pesquisa e extensão.

Qualidade

Reafirmando o seu compromisso com a educação superior, durante a pandemia do novo coronavírus, as aulas na Católica continuaram sendo ofertadas remotamente com a mesma qualidade do ensino presencial e permitindo o cumprimento do calendário acadêmico. Devido ao agravamento da doença em fevereiro deste ano, as aulas também iniciaram on-line e a Universidade aguarda o melhor momento para o retorno gradativo das aulas de disciplina teóricas, dentro do que estabelece o decreto municipal nº 14.635, publicado no dia 23 de fevereiro.

No entanto, a Universidade tem trabalhado e está preparada para atender, ao mesmo tempo, os estudantes de forma presencial e remota. Para isso, desenvolveu tecnologia e investiu em equipamentos para garantir qualidade técnica de áudio e vídeo para transmissão das aulas. Com isso, o aluno pode ir ao campus para as aulas presenciais ou continuar estudando de forma remota, assistindo às aulas em tempo real graças à tecnológica disponível nos espaços educativos. Uma câmera de alta qualidade, equipada com infravermelho – o que garante a visibilidade em ambientes com pouca luminosidade, leva a sala de aula presencial até o estudante que assistir as aulas de forma remota.

Pesquisas são diferenciais da Católica (foto: divulgação)


Toda tecnologia, formado por um corpo docente experiente e qualificado ajudaram a colocar a UCDB no patamar em que se encontra hoje. São 40 cursos presenciais e 26 cursos a distância, além de cinco programas Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado nas áreas de Educação, Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Psicologia.

Mais informações sobre a UCDB podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3736 ou pelo site www.ucdb.br. Acompanhe as novidades nas @UCDB e Facebook.

Site: www.ucdb.br / Twitter: @UCDBoficial / Facebook: UCDBoficial / Youtube: UCDBPLAY / Instagram: @ucdb

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

mega-sena

Apostas de Campo Grande e Ponta Porã ganham R$ 22 mil cada na Mega

Últimas Notícias

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá

Trânsito

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

Se deparou com uma cobra sucuri entre as rodas traseiras do veículo