A realidade da pandemia trouxe ao cenário da educação, não só brasileira como mundial, o desafio de lecionar e aprender através do modelo de ensino EAD. Para ilustrar um pouco mais sobre esta situação, iremos falar no artigo de hoje de umas mais tradicionais faculdades com ensino EAD do país, a UNOPAR, ou do Norte do Paraná.

Visando entender um pouco mais sobre o funcionamento desta instituição, hoje iremos ver detalhes como:

  1. Como ingressar na instituição
  2. História
  3. Sobre os cursos
  4. Como fazer um modelo de portfólio UNOPAR EAD

Vestibular de cursos presenciais

Imagem: Reprodução

Semestralmente, a UNOPAR oferece diversas edições de suas provas de e ainda a possibilidade de agendar esta prova. O processo da instituição é chamado de Vestibular Geral 1 e caso nesta prova não sejam ocupadas todas as vagas, há a ocorrência do Vestibular Geral 2, Vestibular Geral 3, Vestibular Geral 4 e assim por diante.

Após o Vestibular Geral 5, é quando ocorrem os agendamentos de provas para a instituição preencher as vagas que ainda restaram, se acaso restarem alguma.

A prova para qualquer um dos cursos presenciais oferecidos pela UNOPAR é realizada através de uma prova com 40 testes e uma redação.

Além disso, sobre vestibulares: redações sobre a Internet possuem uma grande chance de ocorrerem devido ao contexto que vivemos atualmente. Logo, como o vestibular da UNOPAR conta com a presença de uma redação dissertativa, a chance deste tema estar presente é grande.

Ainda, vale ressaltar que os cursos presenciais da UNOPAR somente estão disponíveis nas seguintes cidades: 

  • Londrina
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • Arapongas
  • Bandeirantes

Vale dizer também que todas estas cidades estão localizadas no estado do Paraná, visando facilitar questões de logística para a faculdade.

 

Cursos à distância 

Imagem: Reprodução

Já, quando falamos de cursos à distância oferecidos pela UNOPAR, a situação é bem diferente. Como o número de vagas oferecido para os cursos à distância é bem maior, o vestibular também é mais tranquilo de ser realizado.

A prova de vestibular para cursos a distância é composta apenas por uma redação com tema determinado pela UNOPAR na hora. Após a determinação do tema pela instituição, o candidato possui o tempo de duas horas para a realização da prova. O resultado sai alguns dias após a realização da prova e caso o candidato seja aprovado, ele já pode realizar a inscrição no curso desejado.

Ainda, é interessante ressaltar que todos alunos que terminaram o ensino médio ou que irão terminar até a data da prova podem realizar essa inscrição, cuja taxa é de 30 reais. Este valor é o mesmo para cursos presenciais e para cursos remotos.

Outro ponto de extrema importância aqui é a sua nota do ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizada aqui no vestibular da UNOPAR. Isso é tão simples de ser feito que no próprio site de inscrição para o vestibular da UNOPAR existe a opção relativa à utilização da nota do ENEM para se preencher.

Histórico da faculdade

A UNOPAR, atualmente possui mais de 40 anos de existência e foi instaurada no ano de 1972 com a união e investimento de alguns empresários. Este investimento resultou na inauguração do Centro de Estudos de Londrina, que foi basicamente o embrião para o que é a UNOPAR nos dias de hoje.

No entanto, apenas 20 anos depois, no ano de 1992 a sua nomenclatura passou a incluir a sigla UNOPAR. Atualmente, é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior privadas de todo o país, tendo um grande renome em seus cursos remotos e à distância.

Como me graduar na UNOPAR?

Para se formar na Universidade do Norte do Paraná, é necessária a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso denominado Portfólio UNOPAR.

O Portfólio UNOPAR nada mais é do que um trabalho acadêmico formatado de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT.

Este trabalho pode ser em formato de TCC, monografia, relatório técnico e até artigo científico. Este é um ponto que o portfólio UNOPAR difere dos trabalhos de conclusão convencionais.

Ainda, são necessárias a apresentação de 5 portfólios UNOPAR ao longo da graduação, um para cada semestre, totalizando 4 em seus dois anos de duração e um portfólio final que atuará assim como um TCC, conferindo o grau de formado em determinada área para o aluno.

Portanto, a cada semestre existe a apresentação de um portfólio em grupo e no último semestre há também a apresentação de um portfólio individual.

 

Conclusão

A UNOPAR atualmente é uma das instituições de ensino superior privado mais tradicionais de todo o país, tendo enorme renome em conceito em seus cursos remotos. Como vimos no artigo, as inscrições para suas provas estão constantemente abertas e basta conferir no site para ver exatamente os cursos disponíveis e questões como mensalidades. 

Tá esperando o quê? Não perca a chance de se profissionalizar e garantir sua entrada no mercado de trabalho.