Pular para o conteúdo
Publieditorial

Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação, CAU-MS)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 
CAU-MS (foto: divulgação)

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de e Urbanismo de – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 anos de idade. 

Não é necessário estar adimplente com o CAU para votar, basta ter registro ativo – definitivo ou provisório. Três chapas concorrem ao pleito para compor o plenário do CAU/MS, que terá dez conselheiros estaduais e um conselheiro federal, mais os respectivos suplentes. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada. 

O número de conselheiros estaduais titulares eleitos em cada chapa será proporcional à quantidade de votos que a chapa receberá. Se, por exemplo, a chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. Porém, cada chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos. O presidente do triênio 2021-2023 será eleito na primeira reunião plenária de 2021. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta Vera Lúcia Giraldelli Peri, destaca a importância da participação dos profissionais. “Lutamos por muito tempo para fundar o CAU e dar mais visibilidade às questões arquitetônicas e urbanísticas como acessibilidade, como mobilidade urbana, moradia e meio ambiente; com o esforço coletivo para escolher nossos representantes, teremos uma profissão cada vez mais valorizada e reconhecida”. 


A criação do CAU
 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). 

O CAU/BR é a instância normativa e recursal, onde os conselheiros federais atuam. Os conselhos estaduais são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos e à sociedade, assim como as de sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo. 

Como os demais conselhos profissionais, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios. Saiba mais no site www.caums.gov.br. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Últimas Notícias

Brasil

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Há dois anos e meio, golpistas depredaram as sedes dos Três Poderes

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso