Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 
CAU-MS (foto: divulgação)

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 anos de idade. 

Não é necessário estar adimplente com o CAU para votar, basta ter registro ativo – definitivo ou provisório. Três chapas concorrem ao pleito para compor o plenário do CAU/MS, que terá dez conselheiros estaduais e um conselheiro federal, mais os respectivos suplentes. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada. 

O número de conselheiros estaduais titulares eleitos em cada chapa será proporcional à quantidade de votos que a chapa receberá. Se, por exemplo, a chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. Porém, cada chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos. O presidente do triênio 2021-2023 será eleito na primeira reunião plenária de 2021. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta Vera Lúcia Giraldelli Peri, destaca a importância da participação dos profissionais. “Lutamos por muito tempo para fundar o CAU e dar mais visibilidade às questões arquitetônicas e ísticas como acessibilidade, como mobilidade urbana, moradia e meio ambiente; com o esforço coletivo para escolher nossos representantes, teremos uma profissão cada vez mais valorizada e reconhecida”. 


A criação do CAU
 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). 

O CAU/BR é a instância normativa e recursal, onde os conselheiros federais atuam. Os conselhos estaduais são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos e à sociedade, assim como as de sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo. 

Como os demais conselhos profissionais, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios. Saiba mais no site www.caums.gov.br.