Pular para o conteúdo
Publieditorial

Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação, CAU-MS)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 
CAU-MS (foto: divulgação)

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 anos de idade. 

Não é necessário estar adimplente com o CAU para votar, basta ter registro ativo – definitivo ou provisório. Três chapas concorrem ao pleito para compor o plenário do CAU/MS, que terá dez conselheiros estaduais e um conselheiro federal, mais os respectivos suplentes. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada. 

O número de conselheiros estaduais titulares eleitos em cada chapa será proporcional à quantidade de votos que a chapa receberá. Se, por exemplo, a chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. Porém, cada chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos. O presidente do triênio 2021-2023 será eleito na primeira reunião plenária de 2021. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta Vera Lúcia Giraldelli Peri, destaca a importância da participação dos profissionais. “Lutamos por muito tempo para fundar o CAU e dar mais visibilidade às questões arquitetônicas e urbanísticas como , como mobilidade urbana, moradia e meio ambiente; com o esforço coletivo para escolher nossos representantes, teremos uma profissão cada vez mais valorizada e reconhecida”. 


A criação do CAU
 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). 

O CAU/BR é a instância normativa e recursal, onde os conselheiros federais atuam. Os conselhos estaduais são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos e à sociedade, assim como as de sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo. 

Como os demais conselhos profissionais, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios. Saiba mais no site www.caums.gov.br. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu

Polícia

Homem é sequestrado e mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões