De acordo com o último Censo Escolar, divulgado pelo Ministério da Educação 2018, 3,6 milhões de pessoas decidiram retomar os estudos por meio da EJA. O técnico em eletrônica Michel Luiz Hora é um deles. Aos 31 anos, tendo cursado apenas até 5º série, ele deseja concluir o Ensino Médio alcançar novos objetivos. Já com a matrícula em mãos, em breve ele será mais um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Procurei o EJA porque o que eu mais quero no momento é concluir o Ensino Médio, fazer uma faculdade e passar no concurso da Polícia. Pretendo fazer uma faculdade de Engenharia Elétrica”, planeja. O afastamento de Michel dos livros, como é de costume nos casos em que as pessoas abandonam a rotina de estudos regular, foi por conta da necessidade financeira.

Michel nunca deixou de acreditar no poder transformador da educação. Além de alcançar maior qualificação profissional, seu objetivo também é ser exemplo para os seus dois filhos. “A educação é a base de tudo na vida. Pois através dela você se torna uma pessoa do bem, com caráter e honestidade. Sem contar que temos que passar coisas boas para nossos filhos, para que eles venham plantar coisas boas e, com isso, certamente vão colher coisas boas também”, reflete.

 

Retomar os estudos também está entre as suas prioridades para 2019? Veja como conseguir colocar em prática?

 

Se assim como o Michel você não concluiu o ensino médio, a melhor opção é começar resolvendo essa pendência. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o meio mais prático para quem não tem muito tempo para fazer um curso regular. Os cursos gratuitos, em geral, costumam seguir um calendário para oferta de vagas. Já os particulares oferecem durante todo o ano, dependendo da formação de turmas ou não. Há ainda, a opção presencial ou a distância – nesse caso, o aluno precisa comparecer à instituição apenas para fazer as provas.

Para economizar, Michel optou por um curso com bolsa de estudo. Existem programas específicos para isso. O Educa Mais Brasil é o pioneiro no país na oferta de bolsa de estudo para as diversas modalidades de ensino. Para consultar, é só acessar o site do Educa Mais Brasil, escolher a modalidade e clicar em “quero esta bolsa”. Não há a necessidade de pagar nada após o término do curso.

 

Roberto Paim | Agência Educa Mais Brasil