Pular para o conteúdo
Publieditorial

Ensino médio: 3ª audiência pública da BNCC acontece em Fortaleza

A Base Nacional Curricular Comum está na pauta de discussões desta quinta-feira (5) do Conselho Nacional de Educação (CNE), entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC). O motivo é a realização da 3ª audiência pública da BNCC, em Fortaleza (Ceará), para debater o documento, que embasará a reforma do ensino médio, na região nordeste. O […]
Arquivo -

A Base Nacional Curricular Comum está na pauta de discussões desta quinta-feira (5) do Conselho Nacional de Educação (CNE), entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC). O motivo é a realização da 3ª audiência pública da BNCC, em Fortaleza (Ceará), para debater o documento, que embasará a reforma do ensino médio, na região nordeste. O evento acontece na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará até às 17h, com transmissão ao vivo no site do MEC para o acompanhamento das discussões sobre o tema.

“Compreender as implicações da reforma do ensino médio é fundamental porque a BNCC irá orientar a dinâmica de ensino e aprendizagem das próximas gerações. Participar do debate e, se possível, propor modificações faz parte da construção de uma proposta mais adequada à sociedade” destaca o professor da educação básica, Fernando Correia Ribeiro. Até o dia 29 de agosto, às 23h59, os órgãos, entidades, associações e demais públicos podem enviar propostas para a última versão do documento.

Na respectiva data será realizada a última audiência pública, em (Distrito Federal), abrangendo a região centro-oeste do país. Dias antes, a cidade de Belém (Pará) também sediará a discussão, no dia 10. As audiências públicas começaram em 11 de maio, em Florianópolis (Santa Catarina), na região Sul. A segunda, prevista para 08 de junho, foi realizada em (São Paulo) apenas no dia 21 após ser suspensa por conta de manifestações.

A versão final da BNCC do ensino médio proposta pelo Ministério da Educação (MEC) foi entregue em abril de 2018 ao CNE. Uma vez aprovada, a BNCC deve ser implantada até 2020 em todas as escolas públicas e privadas do país com o suporte do Comitê Nacional de Implementação da Base Nacional Comum Curricular.

A BNCC é um documento normativo que estabelece “o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”. Os conteúdos que devem ser ensinados nas escolas são determinados pela Base Nacional Curricular Comum, que orienta as instituições em relação aos conhecimentos, às competências e habilidades essenciais a serem aperfeiçoadas em cada nível de aprendizado.

“É possível que haja grandes impactos nos exames de avaliação da educação básica, como o Enem, por exemplo”, pontua Fernando em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio. O MEC já antecipou que o exame deve passar por reformulações, mas a previsão é que qualquer mudança aconteça a partir de 2020.

Os estudantes devem se manter atentos às atualizações, uma vez que a nota do Enem é critério adotado para ingresso nos principais programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni).

 

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Alegando dificuldades financeiras, jovens decidem por aborto e ocultação de feto

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Últimas Notícias

Brasil

PEC da blindagem é aprovada em segundo turno e vai ao Senado

Cerca de duas horas depois da primeira votação

Política

Quatro dos oito deputados federais em MS votaram a favor da PEC da Blindagem

A votação acaba de ser aprovada em segundo turno

Polícia

Condenado em base de reconhecimento é inocentado em MS

Condenado em base de reconhecimento em Iguatemi

Esportes

Lanús marca no fim do jogo e complica a situação do Fluminense na Sul-Americana

Fluminense terá a missão de vencer por dois ou mais gols