Pular para o conteúdo
Transparência

‘Não temos previsão’: Verruck aguarda reação de Lula para ‘socorrer’ impactados pelo tarifaço

Em Mato Grosso do Sul, o titular da pasta projeta os maiores efeitos à carne e ao café
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
Secretário Jaime Verruck (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Jaime , secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), aguarda reação do Governo Lula para garantir apoio aos segmentos impactados pelo ‘‘ do presidente Donald Trump. Em Mato Grosso do Sul, o titular da pasta projeta os maiores efeitos à carne e ao café.

“Não temos previsão de uma ação para o tarifaço. Vamos ver o que o Governo Federal vai fazer. O maior problema acho mesmo que a carne, o café, pois a celulose resolveu. O que eles precisam é de linha de crédito, mas estamos aguardando ver o governo federal vai fazer”, afirmou ao Midiamax nesta manhã durante lançamento de uma série de obras em alusão ao aniversário de , em edição especial do Café Estratégico, no Parktec CG.

As tarifas do presidente norte-americano foram confirmadas na semana passada e entram em vigor a partir do dia 6 de agosto. Elas implicam dezenas de países, contudo o Brasil foi o mais afetado com taxas de 50% nas exportações dos produtos que entram no país.

Antes de vigorar o tarifaço, indústrias de carne de Mato Grosso do Sul já haviam suspendido o envio do produto para os americanos. Contudo, autoridades explicam que a contenção não deveria impactar os preços internos ao consumidor brasileiro uma vez que a carne comprada pelos estadunidenses se destina à fabricação de hamburgueres.

Uma comitiva de senadores brasileiros liderada pelos sul-mato-grossenses (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, e Tereza Cristina (PP), vice-presidente da CRE, passaram uma semana nos Estados Unidos articulando com empresários, entidades representativas e congressistas opositores e aliados de Donald Trump medidas de contenção do tarifaço.

Para a comissão, o efeito dos encontros se materializou na extensão do prazo que estava previsto para vigorar a partir do dia 1°, que passou ao dia 6 de agosto, e a retirada de mais de 690 itens da lista de taxação do presidente americano.

A lista incluiu a celulose, ferro-gusa, peças industriais aeronáuticas e suco de laranja, itens que vinham preocupando a indústria brasileira, em especial Mato Grosso do Sul.

“Posso dizer que o ‘não’ nós já tínhamos. Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente. A maior vitória é abrir canal de diálogo”, exaltou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
UFMS

Com recurso parlamentar, UFMS pode ter 1ª Casa de Hóspedes para estudantes

mpms

Procuradora, ex-PGJ e promotores: confira quem deve aplicar prova oral a candidatos de concurso que reprovou 100%

vereadores câmara

Audiência defende o diálogo entre servidores e a gestão para o enfrentamento do sofrimento mental

Decreto do Governo de MS prevê corte de gastos com água, luz e combustível

Notícias mais lidas agora

Antes de matar Salvadora na frente dos filhos, marido acumulava 13 passagens pela polícia

edio bloqueio sed

Na ‘geladeira’, ex-adjunto de Reinaldo recebe salário mesmo após corrupção na SED-MS

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Mulher é presa após criança ser encontrada viva em mala no bagageiro de ônibus na Nova Zelândia

Últimas Notícias

Cotidiano

Em MS, mulheres lideram inscrições no Enem dos Concursos

Mato Grosso do Sul tem 7.933 inscrições confirmadas na segunda edição do Enem dos Concursos, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado). Mulheres são 58,8% do total de candidatos no Estado, seguindo a média nacional de 60% de participação feminina. No Brasil, 761.528 pessoas estão inscritas no concurso. O bloco temático de maior interesse entre os sul-mato-grossenses … Continued

Esportes

Guanandizão sedia mais três partidas da Superliga C de Voleibol nesta segunda

Modalidade masculina da Etapa Centro-Oeste 2025 acontece em Campo Grande

Famosos

Lucas Guimarães desabafa após Carlinhos Maia sair com mulher: ‘Canalha’

Sincerão, Lucas Guimarães demonstrou incômodo ao ver Carlinhos Maia se envolvendo com Eduarda Luvisneck; entenda a polêmica

Trânsito

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Médicos confirmaram que lesões no motociclista foram causadas por acidente de trânsit e não por ataque de animal