Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS promove juiz Alexandre Branco Pucci ao cargo de desembargador

Magistrado irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques
Diego Alves -
Juiz substituto de 2º grau Alexandre Branco Pucci foi promovido ao cargo de desembargador (Divulgação/TJMS)

O juiz substituto de 2º grau Alexandre Branco Pucci foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de em sessão do Tribunal Pleno nesta quarta-feira (23). O magistrado irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques. Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, conduziu a sessão e contou com a votação de todos os membros do colegiado.

Conforme o , com mais de 30 anos dedicados à magistratura em MS e, desde 2023 atuando como juiz substituto de 2° grau, Alexandre Pucci acredita que a experiência adquirida neste período será fundamental para que consiga desempenhar as funções do novo cargo com excelência, celeridade e eficiência.

“Como já estou há um ano e meio nessa função de juiz substituto de 2º grau, acredito que assumo este novo cargo com uma que é muito importante”, avaliou o magistrado, que ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1994 e tem passagens pelas comarcas de (Primeira Entrância), Corumbá (Segunda Entrância) e Campo Grande (Entrância Especial), sempre promovido por merecimento.

Com formação acadêmica na área do Direito Processual Civil, o desembargador eleito tem Mestrado, concluído em 2023, e Especialização, finalizada em 2020, pela Pontifícia Universidade Católica de . Também na PUC-SP, iniciou o Doutorado em Direito Processual Civil em 2024, tendo sido aprovado na primeira colocação do concorrido programa, que geralmente aprova apenas quatro candidatos por semestre.

“Sempre quis fazer uma carreira acadêmica consistente, paralela à magistratura, e tenho muito orgulho disso, pois é uma conquista gigante e não é nada fácil”, explica o magistrado.

Também figuraram na lista tríplice o juiz substituto em 2º grau Fábio Possik Salamene e o juiz da Vara da Justiça Militar Estadual da comarca de Campo Grande, Alexandre Antunes da Silva.

Trajetória – Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1989 e aprovado como 5º colocado no XVI Concurso de Provas e Títulos, o paranaense Alexandre Pucci ingressou na magistratura em fevereiro de 1994, como juiz substituto da 3ª circunscrição, e em dezembro foi removido para a 1ª circunscrição judiciária. Em 1996, foi promovido, pelo critério de merecimento, ao cargo de juiz de Primeira Entrância na comarca de Ribas do Rio Pardo.

Dois anos mais tarde, em abril de 1998, mais uma promoção por merecimento o levou ao cargo de juiz de Segunda Entrância, assumindo a titularidade da 2ª Vara Criminal da comarca de Corumbá. Em 2001, ascendeu, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Entrância Especial na comarca de Campo Grande, onde esteve à frente da 6ª Vara do Juizado Especial até 2019, quando foi designado para atuar como juiz auxiliar da Presidência do TJMS na administração comandada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.

Entre os anos de 1998 e 2019, o magistrado também exerceu a função de membro da Turma Recursal em diferentes períodos, tanto como titular quanto como suplente, chegando a atuar como presidente por alguns anos. Ele também percorreu toda a carreira na jurisdição eleitoral, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, onde ocupou o cargo de Ouvidor Eleitoral e atuou na 32ª Zona Eleitoral (Ribas do Rio Pardo), na 7ª Zona Eleitoral (Corumbá) e na 44ª Zona Eleitoral (Campo Grande).

Em 2021, assumiu a 6ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública e Saúde Pública da capital, e em abril de 2023 foi novamente designado para a Turma Recursal, desta vez como membro titular. Em dezembro do mesmo ano foi removido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de juiz substituto em 2º Grau para atuar junto à 3ª Câmara Cível e à 2ª Seção Cível.

A partir de fevereiro deste ano, passou a atuar junto à 2ª Câmara Criminal, à 1ª Seção Criminal e à Seção Especial Criminal. Agora, com a chegada ao cargo de desembargador, inicia uma nova etapa em sua trajetória no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça mantém aquisição bilionária do Banco Master pelo BRB

audiencia plano nacional educação

Assembleia de MS enviará relatório sobre Plano Nacional de Educação ao Congresso Nacional

Professores se reúnem com vereadores nesta quinta-feira na Capital

Promotoria instaura inquérito para investigar irregularidades no planejamento urbano

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Ex-chanceler acusa Petro de ser usuário de cocaína e provoca crise na Colômbia

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre ao ser atropelado por carreta na BR-262

A vítima ainda não foi identificada

Cotidiano

Veja como consultar: Cassems lança portal com prestação de contas on-line

Ferramenta está no Aplicativo Cassems e disponibiliza relatórios financeiros e pareceres fiscais da prestação de contas, referentes ao exercício 2024.

Polícia

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Ainda não há confirmação se a onça deve retornar ao Pantanal, já que o animal deve ser encaminhado para estudos

Brasil

Operação da PF contra fraudes no INSS cumpriu mandado em sindicato de irmão de Lula

Sindnapi foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal