Pular para o conteúdo
Transparência

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Parecer, agora, será avaliado pelos vereadores da cidade, que podem deixar Reinaldo Miranda Benites inelegível
Celso Bejarano -
Prefeitura de Bela Vista. (Foto: Arquivo/BV Notícias)

O ex-prefeito de Bela Vista (distante 323 km de , de 21,6 mil habitantes), Reinaldo Benites, do , o Piti, teve as contas relativas à gestão de 2023 reprovadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de ). Inconsistências nos saldos das contas do passivo no balanço patrimonial motivaram a condenação, informou a corte de contas.

Na linguagem da contabilidade, as contas do passivo querem dizer as obrigações e dívidas do municípios, no caso, com terceiros. Essas obrigações podem ser pagamentos a fornecedores, empréstimos, impostos a pagar, salários a funcionários, entre outros. As contas do passivo são divididas em passivo circulante (obrigações com vencimento em até 12 meses) e passivo não circulante (obrigações com vencimento após 12 meses).

Agora, o parecer do TCE é entregue a Câmara dos Vereadores, que tem poder para aceitar, ou não, o entendimento da corte de contas. Se acatar a avaliação, pode, inclusive, deixar o ex-prefeito inelegível.

Contudo, o ex-prefeito pode contestar a análise do tribunal e recorrer. O Midiamax tentou conversar com Piti. mas não conseguiu. Segue aqui aberto o espaço caso ele se manifeste.

Entre as falhas na gestão de 2023, do ex-prefeito, segundo o TCE, foram identificadas infrações previstas no artigo 42 da Lotce-MS (Lei Orgânica estadual).

E o que diz o artigo em questão?

Fundamentalmente, refere-se a divergências entre os registros contábeis e os documentos comprobatórios, como extratos e balanços. Essa infração pode levar a um parecer prévio contrário à aprovação das contas anuais de governo e recomendações para correção das falhas.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Obrigações

A corte de contas orientou, ainda, a nova gestão municipal, hoje comandada pelo prefeito Gabriel Boccia, do PP:

  • Aprimorar a técnica de elaboração dos registros contábeis sobre fontes de recursos conforme preconiza o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Adotar medidas para assegurar a representação fidedigna entre as informações contábeis dos demonstrativos e os seus documentos conexos, conforme preconiza o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Tentar para a publicação tempestiva das informações obrigatórias segundo os artigos 48 e 48-A da LRF, no Portal de Transparência do município
  • Aprimorar a técnica de elaboração dos registros contábeis e conferência do Demonstrativo Contábil – Balanço Patrimonial em conformidade com os documentos conexos Anexo 16 e Anexo 17, conforme preconiza o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público
  • Atentar para o envio integral dos documentos de remessa obrigatória de forma tempestiva, conforme o Manual de Peças Obrigatórias
  • Adotar medidas para assegurar a mecanismo de ajuste fiscal, com medidas de controle de gastos, em atendimento ao art. 167-A da Constituição Federal/88
  • Aprimorar as técnicas de controle ao cumprimento das metas de receita, despesa e Resultado Primário e Nominal definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias
  • Adequar os gastos com pessoal aos limites estabelecidos legalmente, garantindo equilíbrio às contas públicas, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
licitação Teste de Covid

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Porta-voz afirmou que Trump é "líder do mundo livre"

Polícia

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Droga estava em uma ilha na região do Porto Caiuá, em Naviraí

Brasil

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Vídeo viralizou em todo o país

Trânsito

Trabalhadores que estavam desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145

Vítimas seriam funcionárias de uma usina de Rio Brilhante e estariam retornando para a casa, em Deodápolis