Pular para o conteúdo
Transparência

TCE-MS reprova contas de Dr. Bandeira, ex-prefeito de Amambai, que fica inelegível

Ausência de repasses previdenciários é uma infração praticada pela gestão do ex-prefeito, segundo a Corte de Contas
Celso Bejarano -
Prefeito Dr. Bandeira (PSDB) (Divulgação)

O ex-prefeito da cidade de , a 300 km de , Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, do , o doutor Bandeira, teve suas contas, relativas à gestão de 2022, reprovadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ).

Politicamente, é um mau presságio ao doutor especialista em ortopedia e traumatologia. É que o desfecho do parecer da Corte de Contas será conduzido para a Câmara dos Vereadores e, se o poder legislativo seguir o entendimento do tribunal, o nome de Dr. Bandeira, eleito prefeito em 2016, cargo que ocupou até ano passado, em 2024, é propelido à relação dos políticos tidos como fichas-sujas e ele torna-se inelegível.

Causas

Ausência de repasses previdenciários, não comprovação efetiva das disponibilidades de caixa, escrituração de modo irregular, distorção no demonstrativo do fluxo de caixa, inconsistência no preenchimento do quadro do superávit/déficit financeiros. Estas foram as infrações administrativas identificadas pelo TCE nas contas do Dr. Bandeira.

Embora o crivo negativo ao ex-prefeito, ele ainda pode recorrer.

No parecer prévio da conselheira substituta Patrícia Sarmento dos Santos, relatora do processo que arruinou a análise acerca das contas do Dr. Bandeira, ela escreveu:

“Vista, relatada e discutida a matéria dos autos, na 10ª Sessão Ordinária Virtual do Tribunal Pleno, realizada de 16 a 24 de junho de 2025, DELIBERAM os Senhores Conselheiros, por unanimidade e nos termos do voto da Relatora, emitir parecer prévio contrário à aprovação da prestação de contas de governo do Município de Amambai – MS, referente ao exercício financeiro de 2022, sob a responsabilidade do Sr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, Prefeito Municipal”.

A conselheira também comunica por meio do Diário Oficial do TCE, que o resultado da análise seja entregue à “Câmara Municipal sobre a emissão de Parecer Prévio Contrário à Aprovação das Contas Anuais do Município de Amambai”.

Patrícia dos Santos, recomenda, ainda ao “atual gestor para que observe com maior rigor os prazos estabelecidos por este Tribunal, principalmente, quanto a remessa de documentos, dados e informações; que atual gestor do município e do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Amambai (PREVIBAI) forneça tempestivamente ao Ministério da Previdência Social, órgão do , informações previdenciárias, preenchendo oportunamente o DIPR (Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses), além de dar efetividade aos repasses previdenciários, sob pena de agravar a situação futura do Regime Próprio de Previdência de Amambai”.

Inelegibilidade

O Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que apenas gestores cujas contas foram rejeitadas por tribunais de contas sem condenação a ressarcir os cofres públicos podem se candidatar em eleições. Fica mantida, assim, a inelegibilidade de chefes do Executivo que tiverem suas contas rejeitadas pelo Poder Legislativo.

Esta é regra da corte máxima do país. Ou seja, caso mantida a reprovação das contas da prefeitura de Amambai, gestão 2022, o futuro político de Dr. Bandeira está nas mãos dos 13 vereadores da cidade.

O Midiamax tentou conversar com o ex-prefeito, mas não consegue. Se houver manifesto, este material será atualizado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
plano comissão nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza comemoram aprovação do plano de ação contra ‘tarifaço’ dos EUA

Abertas inscrições para oficina gratuita sobre introdução alimentar de bebês

influenciadores mirins ms

Efeito Felca? Decisão da Justiça deixa pais de influenciadores mirins de MS apreensivos

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Em carta, quase 600 economistas defendem Lisa Cook e o BC dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Estudo aponta que Mato Grosso registra queda de 71% em áreas queimadas

Cenário de chuvas e fiscalização reduz devastação em 2025; preocupação persiste em áreas de conservação

Publieditorial

Ninguém Esperava: GWM apresenta Haval Raptor PHEV 2026 por R$ 130 mil

A Great Wall Motor (GWM) apresentou oficialmente ao mercado chinês o novo Haval Raptor PHEV 2026, um SUV híbrido plug-in que chega com várias novidades estéticas e tecnológicas.

Trânsito

Carro capota e motorista fica ferido na MS-295 em Bataguassu

O acidente ocorreu por volta das 8h40 da manhã

Cotidiano

Prefeitura divulga cronograma de atendimentos veterinários gratuitos em setembro

Consultório Móvel da Subea percorrerá três bairros de Campo Grande