Itens que restringem a competitividade fizeram com que o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) determinasse a suspensão imediata de licitação de R$ 8.298.372,18 para coleta do lixo em Caarapó, cidade a 273 km de Campo Grande.
Conforme decisão publicada em edição extra do diário do TCE-MS, o relator do processo, conselheiro Waldir Neves, aponta que “há elementos nos autos que indicam a necessidade de determinar a suspensão do procedimento licitatório”.
Assim, indica que foram detectadas três irregularidades:
- Licitação coloca vários serviços em apenas um lote (restrição à competitividade);
- Pagamento global fixo em vez de pagar por quilo/tonelada do que foi coletado e destinado;
- Pagamento por metro cúbico e não por quilo/tonelada como é usual (restrição à competitividade).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Quanto ao item 1, o conselheiro aponta que não há justificativa para restringir a competitividade nesta licitação.
Já o pagamento global também não é justificado, já que pode levar a dano ao erário, ou seja, gasto de dinheiro sem necessidade. Isso porque, segundo o relator, há possibilidade de medição. “A melhor forma de pagamento é por quantidade efetivamente recolhida e destinada”.
O terceiro item também, conforme o TCE-MS, restringe a competitividade. “Pois os Atestados de Capacidade Técnica são usualmente emitidos em toneladas”.
A abertura das propostas estava prevista para a próxima segunda-feira (18). Em caso de descumprimento da decisão, o gestor poderá ser multado.
A reportagem acionou oficialmente os canais de comunicação da Prefeitura de Caarapó, mas não obteve resposta até esta publicação. O espaço segue aberto para manifestações.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***