Pular para o conteúdo
Transparência

Solurb reduz serviço de limpeza de terrenos e praças e mato toma conta de Campo Grande

Situação fez morador de Campo Grande tomar atitude ao ver matagal crescer em praça
Fábio Oruê -
mato campo grande
Mato alto no canteiro da Afonso Pena (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Enquanto comemora o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo) pela sexta vez consecutiva, a ‘era verde’ também parece se estender para os terrenos e praças públicas onde o matagal toma conta, em vários bairros da Capital.

Reclamações diárias têm traçado um panorama e expõem um problema sofrido pela população: a insuficiência do serviço de roça do mato. Como consequência, bairros como o Nova Campo Grande, Caiobá, Paulo Coelho Machado e outros enfrentam o crescimento desenfreado do matagal – intensificado pelas chuvas típicas do verão.

mato
Praça no Portal do Panamá (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Moradora do Loteamento Vila Nathália, na região do Portal Caiobá, reclamou do mato alto em uma obra abandonada. Recentemente, uma foi encontrada saindo do gramado. Ela se junta a dezenas de reclamações sobre a mesma situação.

Desde dezembro, a Solurb reduziu as ordens de serviço após redirecionamento orçamentário proposto pela Prefeitura de Campo Grande. Naquele mês, inclusive, 350 funcionários foram demitidos por conta disso.

mato
Mato em obra parada propiciou o aparecimento de cobra (Fala Povo, Jornal Midiamax)

E não é preciso ir muito longe para ‘entrar no matagal’. Canteiros da Avenida Afonso Pena, a principal via do município, sofrem com o problema, indicando uma grave falha no serviço.

Desde dezembro, a Prefeitura de Campo Grande suspendeu parte das ordens de serviço para estas atividades. Conforme o Executivo Municipal, a medida faz parte de uma “reestruturação dos gastos públicos”. Segundo o Executivo Municipal, agora o serviço de roça é feito pela Solurb e por equipes da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

matagal
Mato alto no canteiro da Afonso Pena (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

“Nova realidade operacional”

A Solurb informou que o cronograma dos serviços de limpeza e roçada estão sendo executados conforme prioridade estabelecida pela prefeitura. “Continuamos realizando as atividades dentro das demandas encaminhadas pela Prefeitura, por meio de Ordens de Serviço, e com uma equipe ajustada à nova realidade operacional”, ressalta nota enviada ao Jornal Midiamax.

Nem só este tipo de serviço foi reduzido. A concessionária também ressaltou que houve a redução significativa também na varrição, pintura de meio fio e limpeza de bocas de lobo. Por sua vez, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) está trabalhando para agilizar o serviço de roçada e limpeza de áreas públicas e praças.

mato
Praça no Portal do Panamá (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

“Para ganhar tempo no deslocamento das equipes, a programação de serviços está sendo feita por região, evitando assim o vai e vem das equipes de um local para o outro em pontos distantes”, informa à reportagem. Entretanto, não citou quais bairros ou regiões serão os próximos a receber as equipes.

mato
Mato alto no canteiro da Afonso Pena (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Mão na massa

Em praça no bairro Center Park, um morador cansou de esperar e resolveu colocar a mão na massa. Com um aparador de grama, ele roçou o mato em torno da quadra de areia. O mato dificultava e expunha os usuários da praça a perigos.

“Eu, em nome da minha equipe de de areia, gostaria de agradecer imensamente a ele por se comover com a dificuldade de pegar a bola, quando sai da quadra, pois o mato estava muito alto. Parabéns pela atitude”, agradeceu um leitor do Jornal Midiamax.

mato
Morador resolveu roçar o mato por conta própria (Fala Povo, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano