Pular para o conteúdo
Transparência

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

Vistorias em agências municipais e nos terminais são realizadas para verificar cumprimento das cláusulas do acordo
Thalya Godoy -
Ônibus do Consórcio Guaicurus pegou fogo na Avenida Guaicurus, em 23 de maio deste ano, e assustou usuários. (Reprodução)

O TCE-MS (Tribunal de Contas de ) pretende entregar, até o fim deste mês, o Relatório de Monitoramento que trata da reativação do TAG (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado sobre o transporte coletivo de

O acordo foi celebrado entre a Prefeitura de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus, o TCE, e a Câmara Municipal, em 30 de novembro de 2020, para monitorar o cumprimento das cláusulas que visavam melhor o serviço à população. 

A decisão do conselheiro Waldir Neves Barbosa em reativar o TAG foi proferida no fim de julho deste ano e atende a pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus da Câmara de Vereadores. 

O resultado das fiscalizações nos locais será apresentado em um Relatório de Monitoramento. A previsão é de que o documento seja entregue à CPI para subsidiar os trabalhos até o fim de setembro, o mesmo prazo em que deve ser apresentado o relatório final do colegiado da Câmara de Vereadores, em 30 de setembro.

Questionado pela reportagem se irá estender o prazo para incluir as informações do TCE, o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio (União), disse que não pretende prorrogar a data. “Não vamos mais prorrogar o prazo. Queremos antecipar a entrega”, prometeu. Questionado sobre o que será feito com o relatório de monitoramento da corte de contas, o presidente da CPI não respondeu, até o fechamento desta reportagem.

Desde março deste ano, a CPI tem reunido documentos e realizado oitivas com servidores públicos, trabalhadores e passageiros de ônibus. O trabalho apontou diversas reclamações e o sucateamento do serviço.

Reativação do TAG

Em ofício endereçado ao presidente da CPI, vereador Dr. Lívio (União), na última sexta-feira (5), o conselheiro informou que será realizado um novo monitoramento e a equipe foi reativada para verificar o cumprimento de todas as cláusulas do TAG. 

A expectativa é de que sejam realizadas fiscalizações nos órgãos envolvidos, como a Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Campo Grande), (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Prefeitura Municipal de Campo Grande. 

Os terminais de ônibus também devem receber visitas para observar a limpeza e a permanência de policiamento 24 horas, que constam como cláusulas do TAG. 

O processo do TAG também foi encaminhado ao Ministério Público de Contas, para que possa emitir um parecer sobre a reativação e as ações adotadas.

TAG

O TAG previa uma série de mudanças para a melhoria do transporte coletivo urbano, como a realização de concursos, reforço na segurança dos terminais e a construção de corredores de ônibus.

Na época, o documento foi assinado pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Prof. João Rocha; pelo conselheiro relator, Waldir Neves; pelo presidente do Consórcio Guaicurus, Nelson Guenshi Asato; e pelos representantes da Agetran, Janine de Lima Bruno, e Agereg, Vinícius Leite Campos.

Janine Bruno e Vinicius Leite foram intimados e responderam às perguntas dos vereadores na CPI do Consórcio Guaicurus. Janine negou superlotação dos ônibus e admitiu que, antes de assumir a pasta municipal, chegou a trabalhar para o Consórcio Guaicurus. 

“A minha empresa, pessoa jurídica, foi contratada pelo Consórcio”, disse em resposta à vereadora Luiza Ribeiro (PT). Assim, explicou que realizava o “equilíbrio entre as empresas” do Consórcio”, afirmou Janine na CPI.

Já o ex-diretor-presidente da Agereg apontou que o Consórcio Guaicurus não trocaria a frota tão cedo e que nada mudaria.

“A verdade é essa: esse contrato é inviável. Tanto para o Consórcio quanto para o município. Ambas as partes estão insatisfeitas, podem fazer os TAGs que forem, não vai ser melhorado”, afirmou na época.

Outros que assinaram o TAG foram o controlador da Câmara de Vereadores, Márcio Coutinho; o diretor do Consórcio Guaicurus, João Resende; o promotor do Ministério Público de Contas João Antônio Martins; os conselheiros Roberto Chadid, Osmar Jerônimo, Márcio Monteiro; e o presidente do TCE, Iran Coelho das Neves.

O ex-diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende, também foi ouvido na CPI. Ele chegou a chorar durante a oitiva e confirmou que continua no grupo de empresas após sair do antigo cargo.

Na condição de investigado na CPI do Consórcio, o integrante da diretoria confirmou que os usuários não terão ônibus novos. “Não vamos comprar enquanto nós não tivermos reequilíbrio, condições financeiras”, respondeu na época.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mercado onde adolescente esfaqueado pediu socorro já foi invadido em outras brigas

Crianças conviviam com corpo de irmã em estado de esqueletização no Rio de Janeiro

Ativista desmente boatos sobre suposto abandono familiar de ex-atriz da Globo: ‘ela se afastou’

Concurso da Assembleia de Mato Grosso do Sul deve ter de 80 a 100 vagas

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

IFMS está com processo seletivo aberto para vaga de professor substituto 

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: em manhã chuvosa, acidente entre carro e moto acontece em Dourados

Caso ocorreu na Avenida Marcelino Pires; motociclista foi levada ao hospital em estado grave

Política

Já ouviu falar em ‘Pix Pensão’? Proposta que facilita pagamento aguarda votação

A proposta segue para análise dos senadores, a menos que haja pedido para que seja analisada também pelo Plenário da Câmara

MidiaMAIS

Projeto que resgata brincadeiras infantis tradicionais inicia temporada gratuita neste domingo

Cia. de Brincantes, do Ateliê Ramona Rodrigues, marca presença com brincadeiras tradicionais neste domingo, na Feira Borogodó

Trânsito

Após capotamento, jovem fica presa embaixo de carro na MS-473

Equipes de resgate precisaram realizar o desencarceramento para retirar a jovem do local