A 10ª Promotoria de Justiça de Dourados instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar as providências da Secretaria Municipal de Obras Públicas e do Distrito Sanitário Especial Indígena na execução de obras para melhorar o sistema de abastecimento de água das aldeias indígenas do município.
O procedimento, de número 09.2025.00011889-2, foi tornado público pelo promotor de justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior. Os autos digitais podem ser acessados integralmente no endereço eletrônico do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).
Essa ação ocorre em meio a recentes protestos de moradores da Reserva Indígena federal, que bloquearam a MS-156 em busca de soluções para a falta de água.
Após quatro dias de bloqueios e confrontos com a Tropa de Choque da Polícia Militar de MS, os indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru assinaram um acordo com o governo estadual e federal. O acordo visa garantir o fornecimento de água emergencial e a perfuração de poços artesianos.
O acordo também prevê a criação de uma comissão para acompanhar as ações. Durante os protestos, três indígenas foram hospitalizados devido a ferimentos causados por balas de borracha e bombas, e três foram presos por danos e lesão corporal.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)