Pular para o conteúdo
Transparência

Projeto de lei do MPMS define que servidor com cargo em comissão poderá escolher forma de remuneração

Proposta também detalha gratificações por condições especiais de trabalho
Renata Volpe -
Novo concurso do MPMS está em fase de planejamento. (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

O MPMS (Ministério Público de ) encaminhou um projeto de lei à (Assembleia Legislativa) para que servidores efetivos que forem nomeados para cargos em comissão possam ter uma nova possibilidade de escolha sobre como serão remunerados.

A proposta estabelece que esses servidores poderão optar entre receber o valor integral do cargo comissionado ou manter o salário do cargo efetivo, com todos os adicionais e vantagens, somado a uma gratificação específica pelo exercício da função comissionada.

Além disso, a legislação atualizada detalha diversos tipos de gratificações adicionais que podem ser concedidas a servidores em função de condições especiais de trabalho ou atribuições extraordinárias.

Assim, o servidor concursado que assume um cargo de confiança poderá receber inteiramente o salário do cargo comissionado ou manter o salário do cargo efetivo, com seus adicionais (tempo de serviço, escolaridade etc.), mais uma gratificação específica pelo cargo em comissão.

Ainda, as novas gratificações previstas no projeto enquadram:

  • Periculosidade – até 15% a mais: para atividades com risco constante à vida, como trabalho com materiais perigosos ou em áreas de risco.
  • Insalubridade – até 15%: quando o servidor atua em ambientes com agentes nocivos à saúde, como produtos químicos, ruído excessivo ou condições insalubres.
  • Penosidade – até 15%: para quem trabalha em condições desgastantes, como esforço físico contínuo, posições desconfortáveis, escalas longas ou horários noturnos.
  • Horas extras – 25% a mais por hora: pagas quando o servidor trabalha até 2 horas extras por dia, desde que haja autorização do procurador-geral de Justiça.
  • Encargos especiais até 50% do salário: para atividades fora das funções comuns, como ministrar cursos; participar de comissões; realizar tarefas definidas como especiais pela chefia.
  • Diligência – 10% sobre o salário-base: para servidores designados a realizar diligências externas nos processos e procedimentos do MP, por ordem de promotores de Justiça.

O projeto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para programa de estágio da JBS encerram nesta sexta

leo lins campo grande

Leo Lins vem a Campo Grande e pede ajuda para criar piadas da cidade: ‘Têm inveja e querem ser Cuiabá’

‘Diálogo inexistente’, diz deputado Catan sobre encontro de Trump e Lula

PEC da Blindagem é rejeitada pela CCJ do Senado

Notícias mais lidas agora

Avião que explodiu e matou quatro no Pantanal era da década de 50 e não podia voar à noite

Corpos resgatados carbonizados em queda de avião serão identificados por exames de DNA

transporte pcds acessibilidade

Em menos de 48h, petição para fim do Consórcio Guaicurus soma mais de 2 mil assinaturas

Hábito de animais e falta de proteção em pista podem ter contribuído para queda de avião

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Os produtos mais desejados pelos brasileiros na Black Friday

A cada ano, a black friday ganha mais relevância no Brasil, movimentando milhões de consumidores em busca de boas ofertas. Essa data já se consolidou como uma das mais aguardadas pelos brasileiros, tanto para quem deseja economizar em compras maiores quanto para aqueles que aproveitam para adquirir produtos que estavam adiando ao longo do ano. … Continued

Cotidiano

Há duas semanas, Kongjian Yu destacou Brasil como ‘o último pedaço do jardim’ a ser cuidado

Kongjian Yu palestrou para mais de 4 mil pessoas sobre solução que revolucionou a forma como a China lida com as grandes chuvas

Brasil

Anvisa proíbe venda de café torrado, whey e suplementos; veja marcas

A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso do produto estão proibidos

Brasil

Defesa pede liberdade para Bolsonaro após PGR deixá-lo fora de denúncia de coação ao STF

O pedido tramita em sigilo