Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura e Câmara de Água Clara são pressionadas por controladoria chefiada por comissionado

Recomendação exige ocupação do cargo por concursado. Chefe do legislativo diz que controlador-geral da Câmara é efetivo
Vinicios Araujo -
Prefeitura Gerolina. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O MPMS (Ministério Público de ) divulgou procedimento para pressionar a Prefeitura e Câmara Municipal de para que, em até 20 dias, estabeleçam a chefia da Controladoria-Geral do Município sob a supervisão de servidor comissionado. A recomendação foi divulgada no Diário Oficial do MPMS.

A medida prevê, entre outros pontos, a exoneração do atual controlador-geral nomeado por comissão e a realização de concurso público para o provimento do cargo, considerado de natureza técnica e, portanto, incompatível com nomeações políticas.

A recomendação foi expedida no âmbito do Inquérito Civil nº 06.2023.00000973-3 e assinada pela promotora de Justiça Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta.

Conforme o documento publicado no Diário Oficial do MPMS desta segunda-feira (4), o cargo de Controlador Interno deve ser ocupado exclusivamente por servidor efetivo, com qualificação técnica, recrutado mediante concurso público e livre de interferências políticas, conforme jurisprudência pacificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) mencionada no texto.

De acordo com o MP, a legislação municipal atual contraria a Constituição ao prever o provimento comissionado da função, o que compromete a autonomia, imparcialidade e a fiscalização efetiva dos atos do Poder Executivo. A promotoria cita ainda decisões recentes do Tribunal de Justiça de MS e do Tribunal de Contas do Estado que reforçam a ilegalidade da prática.

Além do concurso, o MP recomenda a indicação provisória de um servidor efetivo qualificado para a função até a nomeação definitiva e a revisão das leis municipais que tratam da Controladoria. Caso as autoridades não atendam à recomendação poderá configurar má-fé administrativa e levar à responsabilização por ato de improbidade.

A Prefeitura e a Câmara têm 20 dias para informar, de forma fundamentada, se acatarão ou não a recomendação, que também deverá ser divulgada nos portais institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo do município.

Outro lado

O Jornal Midiamax consultou a prefeita Gerolina da Silva Alves, do , e o presidente da Câmara de Água Clara, Elizeu Pereira da Silva (PSD). De acordo com a assessoria do chefe do legislativo, a Casa de Leis já conta com um controlador geral concursado desde 2020. Até o fechamento da matéria a reportagem não obteve retorno da prefeita de Água Clara. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
estátua

Entre feminicídios e homicídio, agosto terá nove júris populares em Campo Grande

Sua empresa deposita o FGTS? Instituto lança sistema para trabalhador consultar devedores

pt luiza ribeiro

Luiza Ribeiro representa MS no encontro nacional do PT em Brasília

Cursos, cultura e saúde integram calendário de 126 anos de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça nega revogar prisão de despachante foragido por fraudes no Detran-MS

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Prontuários extraviados de Caps foram descartados em reciclagem, segundo polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Programa que concede bolsas de estudo em escolas privadas abre vagas em MS

Programa é destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e que vivam em situação de vulnerabilidade

Cotidiano

Inscrições abertas para cursos de instrumentos musicais na UFMS

Valor da matrícula é semestral e de valor acessível à população

Política

Dois projetos estão pautados para votação da 1ª sessão da Câmara após recesso

As duas proposições serão apreciadas em primeira discussão

Política

Barbosinha assume MS com Riedel em viagem à Ásia

Estado caminha tranquilo com ausência de Riedel, diz vice-governador