Sete pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (9), em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) — órgãos do MPMS (Ministério Público do Estado de MS) — em Terenos, município da região central de Mato Grosso do Sul, a 17 km da capital Campo Grande. Entre elas, o prefeito Henrique Budke (PSDB).
Os seis alvos foram levados para a Delegacia de Polícia de Terenos. Já o prefeito está preso na sede do Gaeco. Os demais investigados também serão trazidos para Campo Grande.
Foram cumpridos dez mandados de prisão, além de 30 mandados de busca e apreensão na prefeitura e em outros pontos de Terenos. Até esta publicação, não havia informação sobre a prisão dos outros três alvos.

Operação do Gaeco em Terenos prende prefeito
A Prefeitura de Terenos é alvo de devassa do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) nesta terça-feira, 9 de setembro.
Também estão sendo cumpridos mandados em Campo Grande. As investigações dão conta de que empresas eram criadas pelo grupo, que também usava as existentes para fraudar licitações, a fim de desviar recursos públicos.
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou a ação.
“Até o momento, o Poder Executivo Municipal não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. Ressaltamos, porém, que a Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos que se fizerem necessários para o esclarecimento dos fatos”, diz o comunicado.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)