Pular para o conteúdo
Transparência

Portal Transparência desatualizado da Câmara de Sonora vira alvo de inquérito

Apuração foi aberta depois de o MP descobrir qiue o legislativo municipal informava que Portal funcionava 'normalmente' e isso não era verdade
Celso Bejarano -
Foto Divulgação

O promotor de Justiça do MPMS (Ministério Público de ), Felipe Blos Orsi, determinou a abertura de um procedimento administrativo com a finalidade de apurar “possíveis irregularidades no Portal de da Câmara Legislativa de Sonora (cidade sul-mato-grossense distante 362 km de , já na divisa com o estado de Mato Grosso), bem como acompanhar medidas adotadas no desígnio de saná-las”.

A investida do MP, disse o promotor, ocorreu porque o Portal da Transparência da Câmara dos Vereadores de Sonora mostrava-se atualizado até o dia 19 de fevereiro deste ano, contudo, “constou-se, em análise do site da Casa que a atualização não está em tempo real, bem como as informações que lá aparecem restam incompletas”.

A investigação foi anunciada na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do MPMS.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A Lei

A Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – garante a todos os cidadãos o direito fundamental de acesso à informação pública, previsto na Constituição Federal. A regra estabelece a obrigatoriedade de União, Estados, e Municípios divulgarem, independentemente de solicitação, informações de interesse geral ou coletivo, garantindo a confidencialidade prevista no texto legal. Seus dispositivos são aplicáveis aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao Ministério Público.

A Lei 12.527 determina que estejam acessíveis na internet dados relacionados à estrutura, gastos, processos licitatórios, contratos, recursos humanos, entre outros. Todas essas informações o Ministério Público Militar disponibiliza ao cidadão em seu Portal da Transparência.

Além disso, também está previsto que qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. Para solicitar alguma informação ao MPM, preencha o “Formulário de Solicitação de Informações”.

A Lei de Acesso a Informações resguarda o acesso aos dados pessoais, as informações classificadas por autoridades como sigilosas, as hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça, cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à intimidade das pessoas.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Últimas Notícias

Polícia

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Bandidos fingiram pedir informações

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia