Pular para o conteúdo
Política

Pollon diz que voto de Fux em julgamento de Bolsonaro foi ‘pingo de sanidade’

Deputado federal disse que ministro do STF foi mais jurista que colegas, que são ‘eminentemente políticos’
Adriel Mattos -
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcos Pollon (PL/MS) elogiou o voto do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, durante o julgamento do e sete réus pela tentativa de golpe de Estado em 2023. Para ele, foi “um pingo de sanidade” na 2ª Turma da corte.

“Em meio a toda essa distopia que virou o Brasil, hoje vimos um pingo de sanidade com o voto do ministro ”, comentou nas redes sociais. Pollon relatou ter recebido mensagens de eleitores que compararam trechos do voto do magistrado com os discursos do deputado.

“Basicamente o que ele [Fux] está reproduzindo os adágios clássicos do Pacto de San José e, pasme, da Constituição Federal. O que eu replico nos meus discursos nada mais é da aplicação pura e simples do Direito decorrente de mais de 20 anos lecionando a matéria”, pontuou.

Para Pollon, Fux fez um voto técnico. “Luiz Fux, diferente dos outros [ministros] que são eminentemente políticos, se comportou como jurista”, concluiu.

Fux vota por absolver Bolsonaro; placar está em 2 a 1

Terceiro a votar no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, divergiu do relator Alexandre de Moraes e de Flávio Dino e condenou apenas dois dos oito acusados. Mesmo assim, em apenas um dos cinco crimes imputados.

Além do ex-presidente, respondem ao processo Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro). As únicas condenações de Fux foram a Cid e Braga Netto por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Apesar do entendimento do ministro nas absolvições, o placar pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos na terça-feira (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, que serão proferidos na sessão desta quinta-feira (11), a partir das 14h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Dourados lança Frente Parlamentar para construção de um novo Hospital da Vida

Governo espanhol exige que sanções impostas à Rússia sejam aplicadas também a Israel

MPMS altera cálculo de indenização por viagens com base em salário do alto escalão

Motociclista morre ao bater de frente contra caminhão na BR-262 em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

AFP

Djokovic se muda para a Grécia em meio a tensões e acusação de ‘traição’ pelo governo da Sérvia

Últimas Notícias

Mundo

Polícia dos EUA procura por atirador que matou ativista Charlie Kirk

Ativista conservador morreu após ser atingido por um tiro no pescoço durante evento em universidade

Cotidiano

Amputado à espera de uma perna, Elias fez prótese de PVC e pede doações em Campo Grande

No entanto, a prótese improvisada não é confortável e pode até piorar ainda mais a situação da perna de Elias Pereira de Amorim

MidiaMAIS

Morre Helen Braz, chef de Campo Grande e vencedora do Prêmio Dólmã, aos 49 anos

Campeã do Prêmio Dólmã, Helen Braz morreu na última quarta-feira (10), em Campo Grande (MS); saiba detalhes do velório e despedida

Polícia

VÍDEO: preso saía para seu 1º dia de trabalho ao ser executado na Gameleira em Campo Grande

José tinha acabado de colocar o pé para fora do presídio quando foi executado pela dupla