Pular para o conteúdo
Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidades em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades
Celso Bejarano -
Nelson Cintra (Henrique Arakaki
Nelson Cintra (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nome do de , Nelson Cintra Ribeiro, 77 anos, apareceu de novo no Diário Oficial do (Tribunal de Contas de ), na edição desta segunda-feira (21). Desta vez, narra a Corte de Contas que o prefeito, por quatro vezes, do município de 12,8 mil habitantes, a 443 km de , teria praticado irregularidades no controle do transporte escolar, que é também é terceirizado.

Cintra já teve as contas reprovadas pelo TCE, na gestão de 2006. Ele recorreu, mas a corte rejeitou a apelação. Agora, o parecer será entregue à Câmara Municipal e, se os vereadores concordarem com a desaprovação, o nome do prefeito cai na chamada ‘lista suja’, o que o deixa inelegível.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Contas irregulares

De acordo com a investigação acerca das contas do prefeito Nelson Cintra, que teve como relator o conselheiro Waldir Neves Barbosa, as irregularidades acerca do transporte dos estudantes seriam referentes à pendência de manutenção em veículos da frota própria e de empresas terceirizadas, em desacordo com as exigências legais de segurança dos órgãos de trânsito.

O tribunal sustenta, ainda, que os serviços prestados por empresas terceirizadas para o atendimento de linhas de transporte escolar devem ser acompanhados e fiscalizados, através de planilha mensal de frequência de viagem, conforme previsto em licitação e contrato.

Diante da falta de controle, devem ser adotadas providências para a fiscalização dos contratos.

Ainda de acordo com as orientações da corte de contas, é irregular o pagamento de remuneração de profissional com a parcela de 70% do recurso do Fundeb em desacordo com a legislação, quando não há efetiva prestação de serviço em unidade da educação básica.

Aplica-se multa ao prefeito à época dos fatos pelas impropriedades apontadas no relatório de auditoria e determina-se ao atual que, no prazo fixado, comprove nos autos, sob pena de responsabilizações, a adoção de medidas para o controle adequado da frota dos veículos escolares, para as correções das falhas nos veículos que demandam manutenção, para as fiscalizações dos contratos e de suspensão do pagamento com recursos do Fundeb ao servidor especificado.

“Acordam os senhores conselheiros, por unanimidade e nos termos do voto do Relator, aplicar multa no valor de 100 Uferms [R$ 5,2 mil] ao Sr. Nelson Cintra Ribeiro, prefeito municipal à época dos fatos [2023]”, sentenciou o TCE.

A corte fixou, também, prazo de 2 meses para que o prefeito, aponte nos autos, ter corrigido as irregularidades apontadas.

A reportagem acionou Nelson Cintra para esclarecimentos, mas não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para posicionamento.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri

Conteúdo de Marca

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

O comércio eletrônico tornou-se um dos pilares do mercado moderno, proporcionando aos consumidores acesso a uma infinidade de produtos e serviços com apenas alguns cliques. No entanto, essa transformação digital traz desafios que exigem dos consumidores uma atenção redobrada quanto aos seus direitos, para evitar problemas comuns nas compras online, como fraudes, atrasos na entrega … Continued

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados