O Ministério Público de Mato Grosso do Sul divulgou a lista com resultado da avaliação psicotécnica para o cargo de Promotor substituto no âmbito do 30° Concurso Público de Provas e Títulos, certame polêmico que reprovou 100% dos candidatos na primeira fase da prova escrita.
Conforme a publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, 8 de agosto, dos 11 candidatos que obtiveram chance de seguir na disputa pelas vagas após recurso contra a banca avaliadora, apenas 9 obtiveram aprovação na prova psicotécnica.
O teste avaliou as condições psicológicas para exercício da função, como controle emocional, resistência à frustração, potencial de liderança, atenção, memória, criatividade, relacionamento interpessoal e disposição para o trabalho.
Traços como impulsividade inadequada, agressividade descontrolada e inteligência abaixo da média foram indicadores para classificar a inaptidão dos candidatos.
Os candidatos considerados inaptos agora poderão acessar o laudo por meio de entrevista devolutiva, exclusivamente informativa, com possibilidade de interposição de recurso em até dois dias úteis após a realização do procedimento.
Ainda falta a fase oral para avaliação dos candidatos que seguem na disputa pelas vagas disponibilizadas no edital do concurso.
100% de reprovação
No dia 2 de junho, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), banca responsável pela organização do certame, anunciou a reprovação de todos os candidatos avaliados na fase escrita.
O resultado gerou críticas e suspeições, provocando manifestações que questionavam a procedência da análise das provas.
O que estaria por trás da reprovação em massa seria, na visão dos concurseiros, uma maneira do órgão arrecadar dinheiro com o certame, além de beneficiarem os promotores com incremento no salário ao acumularem função para atuar onde o concurso não conseguiu preencher as vagas.
Em nota divulgada no site do órgão naquela data, o chefe do MPMS, Romão Avila Milhan Junior, enalteceu “o trabalho de correção” da banca examinadora e a comissão organizadora.
“Foram sete provas que exigiram uma análise minuciosa e criteriosa. Recebam, portanto, nossos cumprimentos e agradecimentos”, afirmou durante solenidade.
Sem licitação e utilizando-se da natureza jurídica da entidade, o contrato com a Fapec custou ao caixa do MPMS o valor de R$ 496.830,06.
Recursos
Semanas após a polêmica, o Ministério anunciou a convocação de 11 candidatos aprovados na etapa da prova escrita após êxito obtido com a apresentação de recursos ao 30° Concurso para Promotor Substituto.
A iniciativa integrou mais de 1.200 contestações registradas à prova.
A maioria dos recursos se concentrou nas áreas de Direito Processual Penal, Direito Penal e Tutela de Interesses Difusos, indicando pontos de maior insatisfação e possíveis falhas de formulação ou incertezas nas perguntas.
Os dados do edital revelaram que o grupo de Direito Processual Penal foi o mais questionado, com 285 recursos. Na sequência, apareceram Direito Penal, com 270 recursos, e Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, com 244 recursos.
Conforme edital, o concurso prevê 7 vagas de ampla concorrência, 1 vaga para Pessoa com Deficiência e 2 vagas para cotistas negros. O salário para as vagas é de R$ 32.269,69.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***