Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

Candidatos suspeitam de 'tática' do MPMS para promover acúmulo de função e mais verbas para promotores
Fábio Oruê -
Um dos memes usados pelos concurseiros para criticar 100% de reprovação na prova oral do MPMS (Reprodução)

Os 180 candidatos que participaram do XXX Concurso Público de Provas e Títulos de Promotor de Justiça substituto do MPMS (Ministério Público de ) foram pegos de surpresa ao serem reprovados no certame.

O resultado da 2ª fase do concurso foi divulgado na tarde de segunda-feira (2) com cerimônia de abertura das provas. A MS (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) ficou responsável pela organização.

O assunto tomou conta das redes sociais, com candidatos revoltados e até pessoas surpresas com a atitude da banca examinadora. “100% de reprovação na 2ª fase do MPMS. Nenhum dos 180 candidatos aprovados pra oral”, postou um internauta.

“Fui uma das 100% pessoas reprovadas na 2ª fase do MPMS. Que Deus tenha misericórdia de nós, pq ninguém mais tem”, escreveu outra. Ela havia sido aprovada na 1ª fase do certame com 78/100 – 6 pontos acima da nota de corte.

“Não consigo nem descrever o quão absurdo é organizar um concurso público, investir dinheiro e tempo para organizar o certame e simplesmente não classificar nenhum candidato para a fase seguinte. Uma vergonha o que aconteceu no MPMS (e não me refiro aos candidatos)”, afirma uma terceira pessoa.

mpms
Comentários sobre o concurso (Reprodução, X e Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Arrecadação de dinheiro com o concurso

Assim, a suspeita dos candidatos caiu sobre o MPMS. O que estaria por trás da reprovação em massa seria, na visão dos concurseiros, uma maneira do órgão arrecadar dinheiro com o certame, além de beneficiarem os promotores com incremento no salário ao acumularem função para atuar onde o concurso não conseguiu preencher as vagas.

“Agora o MPMS tem o orçamento de 180 possíveis nomeações pra usar como bem entenderem. O CSJT fez isso com as nomeações de servidores, usou pra pagar salários”, denunciou outro internauta.

Nota do MPMS não menciona resultados

Em nota divulgada no site do MPMS, o texto descreve da cerimônia, mas oculta o resultado. “A identificação das provas seguiu a ordem de aplicação das disciplinas. Inicialmente, a comissão verificou a inviolabilidade dos lacres dos malotes. Em seguida, as provas foram abertas para identificação, realizada pela comissão e pela assessoria cerimonial. O examinador então procedeu à leitura do código e da nota de cada candidato”, diz.

A sessão aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line – apesar de não estar disponível) durante toda a tarde e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, além dos membros da Comissão Organizadora.

O texto ainda cita que o concurso ofereceu vagas para ampla concorrência, PcD (Pessoa com Deficiência), negros e indígena com remuneração no valor inicial de mais de R$ 30 mil. Entretanto, o teor da nota (disponível aqui), era de finalização do certame.

Durante a cerimônia, Romão agradeceu a banca examinadora e a comissão organizadora. “Gostaria de, inicialmente, cumprimentar a banca examinadora e os demais integrantes da comissão. Agradeço especialmente pelo trabalho de correção realizado ao longo destes quatro meses, mesmo diante das atribuições regulares de cada um. Foram sete provas que exigiram uma análise minuciosa e criteriosa. Recebam, portanto, nossos cumprimentos e agradecimentos”, afirmou.

O Jornal Midiamax questionou o MPMS, por e-mail e ligação gravada a um dos membros da banca examinadora, sobre as denúncias e pediu um posicionamento sobre a reprovação em massa. Entretanto, até esta publicação, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira