Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

Candidatos suspeitam de 'tática' do MPMS para promover acúmulo de função e mais verbas para promotores
Fábio Oruê -
Um dos memes usados pelos concurseiros para criticar 100% de reprovação na prova oral do MPMS (Reprodução)

Os 180 candidatos que participaram do XXX Concurso Público de Provas e Títulos de Promotor de Justiça substituto do MPMS (Ministério Público de ) foram pegos de surpresa ao serem reprovados no certame.

O resultado da 2ª fase do concurso foi divulgado na tarde de segunda-feira (2) com cerimônia de abertura das provas. A MS (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) ficou responsável pela organização.

O assunto tomou conta das redes sociais, com candidatos revoltados e até pessoas surpresas com a atitude da banca examinadora. “100% de reprovação na 2ª fase do MPMS. Nenhum dos 180 candidatos aprovados pra oral”, postou um internauta.

“Fui uma das 100% pessoas reprovadas na 2ª fase do MPMS. Que Deus tenha misericórdia de nós, pq ninguém mais tem”, escreveu outra. Ela havia sido aprovada na 1ª fase do certame com 78/100 – 6 pontos acima da nota de corte.

“Não consigo nem descrever o quão absurdo é organizar um concurso público, investir dinheiro e tempo para organizar o certame e simplesmente não classificar nenhum candidato para a fase seguinte. Uma vergonha o que aconteceu no MPMS (e não me refiro aos candidatos)”, afirma uma terceira pessoa.

mpms
Comentários sobre o concurso (Reprodução, X e Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Arrecadação de dinheiro com o concurso

Assim, a suspeita dos candidatos caiu sobre o MPMS. O que estaria por trás da reprovação em massa seria, na visão dos concurseiros, uma maneira do órgão arrecadar dinheiro com o certame, além de beneficiarem os promotores com incremento no salário ao acumularem função para atuar onde o concurso não conseguiu preencher as vagas.

“Agora o MPMS tem o orçamento de 180 possíveis nomeações pra usar como bem entenderem. O CSJT fez isso com as nomeações de servidores, usou pra pagar salários”, denunciou outro internauta.

Nota do MPMS não menciona resultados

Em nota divulgada no site do MPMS, o texto descreve da cerimônia, mas oculta o resultado. “A identificação das provas seguiu a ordem de aplicação das disciplinas. Inicialmente, a comissão verificou a inviolabilidade dos lacres dos malotes. Em seguida, as provas foram abertas para identificação, realizada pela comissão e pela assessoria cerimonial. O examinador então procedeu à leitura do código e da nota de cada candidato”, diz.

A sessão aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line – apesar de não estar disponível) durante toda a tarde e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, além dos membros da Comissão Organizadora.

O texto ainda cita que o concurso ofereceu vagas para ampla concorrência, PcD (Pessoa com Deficiência), negros e indígena com remuneração no valor inicial de mais de R$ 30 mil. Entretanto, o teor da nota (disponível aqui), era de finalização do certame.

Durante a cerimônia, Romão agradeceu a banca examinadora e a comissão organizadora. “Gostaria de, inicialmente, cumprimentar a banca examinadora e os demais integrantes da comissão. Agradeço especialmente pelo trabalho de correção realizado ao longo destes quatro meses, mesmo diante das atribuições regulares de cada um. Foram sete provas que exigiram uma análise minuciosa e criteriosa. Recebam, portanto, nossos cumprimentos e agradecimentos”, afirmou.

O Jornal Midiamax questionou o MPMS, por e-mail e ligação gravada a um dos membros da banca examinadora, sobre as denúncias e pediu um posicionamento sobre a reprovação em massa. Entretanto, até esta publicação, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos em terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Últimas Notícias

Trânsito

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo moto elétrica no São Conrado

A colisão ocorreu no cruzamento das vias Petrópolis com a Maria Luiza Moraes

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas