O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) aprovou os 9 candidatos avaliados na etapa oral do 30° Concurso para promotor substituto. O certame polêmico, que reprovou 100% dos 180 avaliados na fase escrita, caminha agora para a sua conclusão com a convocação dos novos membros para apresentação de títulos, etapa que antecede a nomeação.
Segundo divulgado na edição do Diário Oficial desta terça-feira (9), as notas de tribuna variaram entre 6,15 e 9,57. Já na prova oral, a variação foi de 6,0 e 8,14. Foram aprovados 7 candidatos homens e 2 mulheres.
Com o resultado, todos os avaliados saíram aptos para assumir o cargo no MPMS. Agora, eles foram convocados para apresentar os documentos comprobatórios dos títulos, que deverão ser digitalizados e protocolados no ambiente do candidato, disponível no endereço eletrônico concurso.fapec.org, até o dia 13 de setembro.
A prova de tribuna aconteceu no domingo (7), após os candidatos terem menos de 48h para analisar os autos do processo-crime para o júri simulado. Na segunda-feira (8), aconteceu no campus Centro da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) a execução das provas orais, onde membros da banca avaliadora fizeram questionamentos para respostas verbalizadas.
Relembre
O 30° Concurso para Promotor Substituto do MPMS é mais um certame polêmico do órgão.
Ao custo de quase meio milhão de reais, o Procurador-Geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior, optou por silenciar nos momentos de maior repercussão em que o certame foi alvo de duras críticas pela falta de transparência e suspeição, enquanto candidatos eram reprovados sob argumentos subjetivos.
- MPMS aciona candidatos para posse em concurso levado ‘a conta-gotas’
- Pressionado no ‘Conselhão’, MPMS inicia convocação de concurso ‘congelado’ há um ano
Quando lançou o resultado que descartou 100% dos 180 candidatos inscritos na prova escrita, Romão enalteceu a banca da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), alegando que “análise minuciosa e criteriosa”.
Após a repercussão massiva contra o órgão, mais de 1.200 recursos foram apresentados contra a revisão, dos quais 11 candidatos obtiveram êxito, conseguindo recuperar posição no certame e continuar na disputa pelos 10 cargos com salários de R$ 32,2 mil.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
(Revisão: Bianca Iglesias)