Gaep (Grupo de Atuação Especial de Execução Penal) realizou, na última sexta-feira (21), a segunda inspeção prisional de 2025, desta vez no Instituto Penal de Campo Grande. Informações foram divulgadas nesta segunda-feira (24).
A visita faz parte do Projeto Lupa (Legalidade, União, Parceria e Atenção), que averígua os direitos da população privada de liberdade em Mato Grosso do Sul, por várias óticas.
A equipe foi acompanhada pelo Diretor-Adjunto do IPCG, Charles Bueno Andrade, que possibilitou o ingresso em pavilhões, celas e áreas comuns, bem como forneceu as informações solicitadas para preenchimento dos documentos e relatórios que são elaborados após esse tipo de trabalho.
A inspeção gera recomendações para a melhoria das assistências que devem ser prestadas pelo Estado à população carcerária, inclusive para prepará-la para o retorno ao convívio social, identificando eventuais dificuldades para a gestão da unidade e auxiliando na busca de soluções.
No local, a equipe pontuou a organização do setor de trabalho, estrutura do ambiente de estudo e, ainda, a atenção dada a grupos vulneráveis, como idosos e população LGBTQIA+.
Além do MPMS, também participam do Lupa representantes do MPT (Ministério Público do Trabalho), Conselho Penitenciário Estadual, Comissão do Sistema Carcerário da OAB/MS, Vigilância Sanitária, dentre outros.
Em abril, os integrantes do projeto Lupa farão visitas em mais dois estabelecimentos penais em municípios do interior.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.