O Ministério da Saúde renovou a qualificação de USA (Unidade de Suporte Avançado) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande. A medida, oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16), mantém o repasse anual de R$ 151.647,60 para o custeio da unidade, que funciona como uma UTI móvel.
A Portaria nº 8.081, de 10 de setembro de 2025, assinada pelo ministro Alexandre Rocha Santos Padilha, estabelece que a qualificação da unidade é válida por três anos. Após esse período, a manutenção do status dependerá de um novo processo de avaliação.
O montante anual de R$ 151.647,60 é fruto do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada.
O valor está incorporado ao limite financeiro de MAC (Média e Alta Complexidade) do estado de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande. Conforme o anexo do documento, a gestão da unidade móvel é municipal.
O recurso orçamentário, segundo o texto, correrá por conta do Orçamento do Ministério da Saúde, especificamente do programa de trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
A portaria entra em vigor na data de sua publicação. O processo que originou a qualificação da unidade, de acordo com o anexo, foi iniciado em 2014.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)