Pular para o conteúdo
Transparência

Licitação do Hospital de Campo Grande deve sair ainda este mês, afirma secretária

Enquanto Campo Grande enfrenta falta de leitos e longa filas de espera, unidade hospitalar encara burocracia
Fábio Oruê, Thalya Godoy -
hospital municipal
Projeto do Hospital Municipal e secretária municipal de Saúde, Rosana Leite (Divulgação, PMCG e Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O resultado da licitação que deve definir a empresa que vai construir o Hospital Municipal deve sair ainda este mês, conforme adiantou a secretária de saúde, Rosana Leite, nesta segunda-feira (17).

Segunda a titular da pasta, a licitação está em fase de resposta aos questionamentos da empresa que deve assumir a obra. Duas empresas interessadas enviaram questionamentos: a Endeal e a Odila Construtora. Entretanto, sem citar o nome, a secretária afirmou que apenas uma restou no certame.

“A gente teve alguns problemas nas partes licitatórias, não só do hospital […] há 15 dias aproximadamente que foi feito e liberado e nós estamos na fase de responder os questionamentos da fonte de uma empresa; ela faz os questionamentos, a gente responde para ver se ela vai continuar”, diz ao Jornal Midiamax.

A previsão é de que a obra seja entregue em 24 meses após a assinatura da ordem de serviço. A contratação será feita na modelagem Built To Suit (locação sob demanda), ou seja, o executivo só começará a pagar após a entrega do local, como se fosse um “aluguel” pelo prazo de 20 anos.

Hospital Municipal

O hospital contará com 259 leitos, sendo 49 de pronto atendimento, 20 leitos CTI (10 pediátricos e 10 adultos) e 190 leitos de enfermaria (60 pediátricos, 60 adultos para homens e 70 adultos para mulheres).

Terá UTI para adultos e pediátrica, 10 salas de cirurgia, 53 consultórios e 19 salas de exame, incluindo audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ecocardiograma, ergometria, hemodinâmica, mamografia, radiografia, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia.

Segundo estimativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), serão realizadas mensalmente R$ 1,5 mil internações por mês, 1 mil cirurgias por mês, 2,5 mil atendimentos de pronto atendimento por mês, 13,5 mil consultas médicas por mês e 13,5 mil exames de imagem por mês.

Enquanto o projeto do hospital não sai, diariamente de 100 a 120 pacientes aguardam nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) a liberação de um leito hospitalar em Campo Grande, incluindo aqueles da Santa Casa.

Audiência Pública debate crise na Santa Casa

Nesta segunda-feira (17), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de discutiu a crise dos Hospitais Filantrópicos, com foco nas dificuldades enfrentadas pela Santa Casa da Capital.

A audiência tinha como objetivo reunir autoridades, especialistas e representantes de entidades do setor para debater o panorama financeiro dos hospitais filantrópicos do estado e propor soluções.

A iniciativa foi do deputado Neto (PSD), coordenador da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas e Filantrópicos, que busca, por meio desse debate, melhorar a gestão e o atendimento nas unidades de saúde.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Últimas Notícias

Política

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Prefeito eleito tomará posse em agosto

Brasil

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Julgamento vai até segunda-feira no plenário virtual

Trânsito

Motorista bate em dois carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Condutor de SUV teria provocado acidente

Esportes

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Partida marcou a estreia do técnico Renato Paiva, ex-Botafogo, no Fortaleza