Pular para o conteúdo
Transparência

Ladário bane uso de cigarros eletrônicos em espaços públicos e privados

Lei vai ao encontro da Anvisa, que desde 2009 proíbe a fabricação e venda de cigarros eletrônicos
Humberto Marques -
Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009 (Ministério da Saúde, Divulgação)
Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009. (Ministério da Saúde, Divulgação)

Lei municipal de Ladário — a 419 km de — proíbe o uso de cigarros eletrônicos e similares em locais públicos do município. Além disso, proíbe sua venda e comercialização a menores de 18 anos. A medida, aprovada pela Câmara Municipal, recebeu a sanção do prefeito Munir Ramunieh.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

A legislação acaba por disciplinar uma questão regrada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2024, o órgão federal reiterou as restrições aos cigarros eletrônicos, vigentes desde 2009. Contudo, não alcançou o uso individual.

Conforme a Lei Municipal 1.178, de 9 de setembro de 2025, o uso de cigarros eletrônicos e similares em locais públicos de , abertos ou fechados, está proibido. O mesmo vale para a venda de essências e complementos para seu uso a menores de 18 anos.

A legislação entende serem locais públicos as praças, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, bem como escolas, bibliotecas, espaços de exposições, “e qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas”.

Proibição a cigarros eletrônicos chega a ambientes privados

A proibição alcança, ainda, ambientes de uso coletivo privado, total ou parcialmente fechado, com circulação de pessoas. Neste caso, a restrição alcança bares, restaurantes e lanchonetes; casas noturnas; cinemas; hotéis e pousadas; supermercados e similares; ambientes de trabalho, cultura, esporte e lazer; e áreas comuns de condomínios e estacionamentos.

O responsável por tais locais deve advertir eventuais infratores sobre a proibição dos cigarros eletrônicos. Caso haja persistência, os autores estão sujeitos à retirada do local — inclusive com apoio dos “órgãos competentes”.

Além disso, cobra-se a exibição, nos estabelecimentos, de cartaz conscientizando o público sobre os riscos do produto e sobre a proibição.

A legislação entrará em vigor 30 dias após a data de sua publicação, que ocorreu nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de ).

Anvisa atualizou regras sobre o produto em 2024

Apesar de estabelecer regras quanto ao uso de cigarros eletrônicos localmente, a lei de Ladário versa sobre tema revisitado pela Anvisa em 2024. Em 19 de abril do ano passado, a agência reiterou a proibição dos DEFs (dispositivos eletrônicos para fumar).

A medida partiu de processo regulatório que revisou a regulamentação dos produtos no país e as informações científicas mais atuais sobre os equipamentos. Desde 2009, a Anvisa proíbe todos os dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos.

Atualizada, a norma proíbe fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar. Com isso, qualquer modalidade de importação de cigarros eletrônicos é ilegal, inclusive para uso próprio e na de mão do viajante.

O regulamento aprovado não alcança a proibição do uso individual. Porém, o Brasil proíbe o uso de qualquer dispositivo fumígeno em ambientes coletivos fechados desde 1996, conforme previsto na Lei 9.294/1996. O descumprimento da norma configura infração sanitária, levando a penalidades que vão de advertência até interdição do estabelecimento, além de apreensão e multa.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Horror’: Virgínia polemiza com samba duvidoso em coroação como Rainha de Bateria

Dia da Árvore: Campo Grande é hexa no título Cidade Árvore do Mundo

Projeto de alunos e professores quer combater atropelamento de animais no Pantanal de MS

Ainda dá tempo: carreta-escola do Senac oferece diversos cursos de gastronomia gratuitos

Notícias mais lidas agora

MP pede para juiz seguir com processos sobre mau cheiro da JBS no Nova Campo Grande

bets bolsa família

Ministério da Fazenda e Conar assinam acordo para fiscalizar publicidades de bets

Homem de 58 anos tem mal súbito e morre durante jogo de futebol em Campo Grande

rodada

Onde assistir: Santos e São Paulo se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo

Últimas Notícias

Política

Prefeitura de Campo Grande presta contas na Câmara durante audiência pública nesta semana

O debate é promovido pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Casa de Leis

MidiaMAIS

Sete amigos criam grupo para tentar viver da música em MS: ‘Sonho de melhorar de vida’

Grupo de Porto Murtinho mistura estilos musicais como sertanejo, pagode e reggaeton

Cotidiano

MS está sob alerta de tempestade e vendaval neste domingo, aponta o Inmet

A mudança no clima já era prevista pela meteorologia, que indica ainda uma frente fria para o Estado no início da semana

Emprego e Concurso

Está em busca de estágio? MRV segue com inscrições abertas a estudantes

Vagas de estágio são para estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia de Produção