Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça marca audiência para ouvir despachante foragido e ex-servidor do Detran-MS por fraudes

O caso é um de vários que correm na Justiça por fraudes ao sistema do Detran-MS
Gabriel Maymone -
David é réu por fraudes no Detran-MS e está foragido (Divulgação)

A Justiça designou para 10 de junho de 2026 nova audiência sobre mais um dos casos envolvendo fraudes ao sistema do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de ). Dessa vez, está prevista oitiva dos réus.

O caso é um de vários que correm na Justiça por fraudes ao sistema do Detran-MS. Um dos réus, o despachante David Cloky Hoffaman Chita consta em algumas dessas ações penais e será intimado para ser ouvido neste caso.

No entanto, conforme já mostrado várias vezes pelo Jornal Midiamax, Chita está foragido. Ano passado, em vídeo, ele denunciou políticos do PSDB envolvidos na corrupção do Detran-MS e disse estar escondido por temer pela própria vida.

Além de David, outro réu nesse caso também poderá ser ouvido. Trata-se do ex-servidor do Detran-MS, Calisto Mercado Magalhães.

O processo trata sobre caso ocorrido em 2014 em que, segundo o MPMS (Ministério Público de MS), David agiu em conluio com servidor do departamento de trânsito de MS para regularizar ‘kit xênon’ em uma Saveiro. Mas o item é proibido na legislação. No entanto, mediante pagamento de propina, o servidor fraudou a documentação da picape.

Quarta audiência sobre o caso

A denúncia foi apresentada pelo MPMS (Ministério Público de MS) à Justiça em junho de 2021 e foi recebida pela juíza Penélope Mota Calarge Regasso somente em outubro de 2023.

Imagens da Operação Miríade, em que David também está implicado (Reprodução)

Leia também – Foragido por fraude no Detran-MS é réu em ação penal e já foi acusado de integrar quadrilha de furto de carros

De lá para cá, foram três audiências marcadas, sendo que a primeira, marcada para outubro de 2022, o de David, Wilson Tavares, alegou não ter sido devidamente intimado.

Então, a juíza reconheceu a ilegitimidade e redesignou a audiência para outubro de 2023, para ouvir testemunhas.

Após isso, a magistrada inicia a tentativa para ouvir os réus.

Então, outra audiência foi realizada em 9 de maio deste ano. Porém, o advogado do réu Calisto não compareceu.

Logo, a juíza informou que iria marcar uma nova data para ouvir os réus.

Dessa forma, despacho da juíza designou para 10 de junho de 2026 a nova tentativa de ouvir os réus. Ou seja, dois anos depois da primeira audiência.

A reportagem acionou o advogado Wilson Tavares, que representa David, para saber se ele está disposto a se apresentar à Justiça e ser ouvido neste caso. Porém, não obtivemos resposta até esta publicação. O espaço segue aberto.

David chegou a ameaçar preparar delação premiada para denunciar novos fatos relacionados à Operação Vostok, que aponta outro político como líder de organização criminosa que recebeu R$ 277 milhões em propina da JBS em troca de incentivos fiscais. No entanto, as negociações esfriaram.

David tentou delatar políticos do PSDB por fraudes no Detran-MS

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Réu em ao menos dois processos por fraudes no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Chita tentou, no ano passado, firmar delação premiada para contar tudo o que sabe. Em vídeo publicado pelo Jornal Midiamax na época, o despachante apontava políticos do como beneficiários de fraudes cometidas no departamento.

Conforme David, se beneficiava do esquema o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que teria articulado a nomeação da prima, Priscilla Rezende de Rezende, como diretora no órgão para garantir a blindagem do esquema.

Ainda segundo David, o ex-diretor do Detran-MS, Juvenal Neto (PSDB) — ex-prefeito de Nova Alvorada do Sul —, também participava do esquema.

O despachante, que confessou operar no esquema, alega que órgãos de investigação de Mato Grosso do Sul estariam agindo deliberadamente para blindar políticos implicados no caso.

Por se tratar de políticos com foro privilegiado, o MPMS encaminhou o pedido à PGR (Procuradoria-Geral da República) em Brasília, que arquivou alegando ‘falta de elementos’.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em celebração ao Dia do Escritor, livros serão distribuídos na Praça Ary Coelho

Ministra da Cultura anuncia a construção três novos ‘CEU das Artes’ em MS 

‘Superfederação’ União Progressista oficializa Tereza Cristina como presidente em MS

‘Arlequina’ e ‘Angeliquinha’ fogem de penitenciária feminina em Cuiabá

Notícias mais lidas agora

Justiça marca audiência para ouvir despachante foragido e ex-servidor do Detran-MS por fraudes

‘Superfederação’ União Progressista oficializa Tereza Cristina como presidente em MS

Cancelamento de concurso do TRT-24 revolta candidatos aprovados em MS

Rapaz morto em confronto com a PM no Jardim Auxiliadora já havia assassinado desafeto em 2013

Últimas Notícias

MidiaMAIS

VÍDEO: Atendendo a pedidos, Ministra canta Almir Sater durante inauguração de Centro de Artes

solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (19)

Polícia

Corpo de morador encontrado morto em chácara por vizinha não tinha sinais de violência

Populares informaram que João teria perdido recentemente a mãe e também a esposa

Brasil

Câmara aprova urgência de projeto contra adultização de crianças, com rejeição da oposição

Texto deve ser votado em plenário na próxima quarta-feira (20)

Polícia

VÍDEO: Cães que dividiam o mesmo quintal matam e comem cachorro em Campo Grande

Em um vídeo enviado ao Midimax é possível ver o momento em que dois cachorros disputam pedaços do corpo de um terceiro animal