Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação mira prefeitura por ‘gato de energia’ em inauguração de UBS e perda de vacinas

Além da perda das vacinas, denúncia aponta a ausência de estrutura hidráulica no consultório odontológico
Vinicios Araujo -
jateí ex-presidente prefeito
Entrada do município de Jateí. (Reprodução, PMJ)

A Prefeitura de está na mira do MPMS (Ministério Público de ) após denúncia que acusa a administração municipal de fazer ‘gato de energia’ para inaugurar UBS (Unidade Básica de Saúde) antes das condições adequadas para abertura. O caso teria ocorrido no ano passado.

A 1ª Promotoria de Justiça de instaurou, então, inquérito civil para investigar a perda de aproximadamente 80 doses de vacinas na UBS de Jateí causada por corte do serviço.

A investigação foi formalizada por meio da Portaria nº 0003/2025/01PJ/FSU, após o recebimento de uma denúncia detalhando uma série de irregularidades.

Segundo o documento que motivou a abertura do inquérito, a UBS foi inaugurada antes da conclusão de sua estrutura, estando sem no dia do evento.

A denúncia relata que, para viabilizar o funcionamento da unidade durante a inauguração, há indícios da realização de uma ligação elétrica clandestina, popularmente conhecida como “gato”.

Posteriormente, a energia na UBS foi cortada, o que comprometeu o armazenamento dos imunizantes e levou à perda das vacinas, configurando prejuízo à saúde pública e ao erário.

Além da perda das vacinas, a denúncia aponta outras falhas na unidade, como a ausência de estrutura hidráulica no consultório odontológico, o que impedia o seu funcionamento adequado.

O documento também menciona a falta de transparência por parte da gestão pública, informando que a ata de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, que tratou do episódio, não foi disponibilizada ao público.

O inquérito civil tem como objeto específico “apurar a responsabilidade pelo perecimento das doses de vacinas na Unidade de Saúde de Jateí (Unidade Sede), em razão da falta de energia”.

No momento, o procedimento foi instaurado com o requerido “a apurar”, indicando que as investigações se concentrarão em identificar os agentes públicos ou privados responsáveis pelas falhas que resultaram no dano.

O que diz a prefeitura?

A reportagem tentou contato com a prefeita Cileide Cabral, do , por ligações telefônicas. No entanto, as chamadas não foram atendidas. Foi registrado ainda pedido de manifestação por mensagem, e, em caso de retorno, esta poderá ser incluída na matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moto misturada com Kombi: De fora, veículo diferentão estaciona em Campo Grande

Receita Federal leiloa ‘de tudo’ em certame com Playstation 5 a partir de R$ 1 mil

Escola em MS

MS abre consulta pública para definir novo currículo digital das escolas

Primavera em MS terá calor acima da média, chuvas irregulares e influência do La Niña

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Mulher é atacada com câmara de ar pelo marido ao defender a filha de agressões

Últimas Notícias

Cotidiano

Quinto rio entra em nível de estiagem, e situação hídrica se agrava no estado

Rio Miranda se junta ao Aquidauana, Pardo, Dourados e Cuiabá como os monitorados pela Sala de Situação que estão em nível de estiagem

Esportes

Equipes de MS, Pelezinho e União/ABC estreiam com vitória na Taça Brasil de Futsal Sub-14

Times jogam segunda rodada da competição nacional nesta segunda-feira (15) no Ginásio Guanandizão

Cotidiano

Estudante prende o pé ao descer de ônibus e é arrastada por rua em Campo Grande

Menina teria demorado um pouco mais para sair do ônibus e quando foi descer, prendeu o pé na porta, o motorista não viu e seguiu arrastando a adolescente

MidiaMAIS

VÍDEO: Capivaras ‘aquáticas’ mostram habilidade debaixo d’água em rio de MS

Animais mostraram do que são capazes e não deixaram a desejar em natação ao lado dos peixes