O GAEP (Grupo de Atuação Especial de Execução Penal) realizou a primeira inspeção de 2025 do Projeto Lupa (Legalidade, União, Parceira e Atenção) no Estabelecimento Penal ‘Jair Ferreira de Carvalho’, o Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande, na última sexta-feira (25).
O Lupa visa fiscalizar os direitos da população privada de liberdade do Estado, por várias óticas, fazendo recomendações para a melhoria das assistências que devem ser prestadas pelo estado à população carcerária, inclusive para prepará-la para o retorno ao convívio social.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
“A necessidade de nós continuarmos realizando esse trabalho é seguir conhecendo os ambientes prisionais, com a visão de cada instituição parceira, que não só sugere melhorias, mas principalmente se coloca à disposição para colaborar, indicando aquilo que entende importante para ser aprimorado”, afirma a promotora de Justiça, Jiskia Sandri Trentin.
Trentin destaca que “esse sistema é o responsável por cuidar de pessoas temporariamente presas e prepará-las para o retorno ao convívio social, tamanha a importância e a relevância do trabalho que se desenvolve numa unidade prisional”.
A equipe que participa deste projeto é integrada por representantes do MPMS, Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Penitenciário Estadual, Comissão do Sistema Carcerário da OAB/MS, Vigilância Sanitária, dentre outros, objetivando o aperfeiçoamento do sistema carcerário de nosso Estado.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!