Pular para o conteúdo
Transparência

Grilagem de terras: PF investiga se servidores da Agraer receberam propina para falsificar títulos

Processo de regularização de terras da União passava de forma ilegal pela Agraer mediante pagamento de propina, suspeita investigação
Gabriel Maymone -
PF cumpre mandados contra grilagem de terras em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

A PF (Polícia Federal) investiga se servidores da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) receberam propina para falsificar títulos de terras da União a organização criminosa que atuava com grilagem de terras em .

Conforme nota oficial divulgada pela PF, o grupo se apossava ilegalmente de terras pertencentes à União através de processos que tramitavam na Agraer, mesmo sem a autarquia estadual ter competência para isso.

Assim, a Polícia Federal diz que “de forma dolosa, os responsáveis omitiriam que as áreas em questão pertenciam à União — o que tornaria a AGRAER incompetente para decidir sobre tais terrenos. Ainda assim, os processos tramitavam normalmente no órgão, possivelmente com o envolvimento de propina, até a emissão de títulos irregulares”, diz trecho da nota.

Dessa forma, as investigações apontam que o grupo tentava omitir a origem pública da terra para conseguir a titularidade das áreas de forma ilegal. “Caso a fraude fosse percebida durante o trâmite, o processo era cancelado sob a justificativa de irregularidade, alegando-se erro no reconhecimento da titularidade da área”, conclui a PF.

O grupo agia para obter áreas situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do , localizado em faixa de fronteira. Os responsáveis pela fraude visavam a comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) – ou Títulos de Cota de Reserva Ambiental Estadual (TCRAE).

A reportagem acionou oficialmente a Agraer para se posicionar sobre a operação, mas não obteve retorno até esta publicação. O espaço segue aberto para manifestação.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

PF cumpre mandados na Agraer, empresas e condomínio de luxo

A PF deflagrou operação contra grilagem de terras na manhã desta quinta-feira (08), cumprindo 11 mandados de busca e apreensão em locais em Campo Grande e um em . Não há informações se houve prisões.

Além disso, houve sequestro de bens e bloqueio de valores de mais de R$ 3 milhões.

Os agentes cumpriram mandados na sede da Agraer, em empresas ligadas ao esquema e a alvos que moram em condomínios de luxo da Capital.

Conforme informações, foi descoberto que um grupo falsificava documentos para se apropriar ilegalmente de terras pertencentes à União, com o objetivo de valorização e posterior venda dos terrenos. Ainda conforme a PF, os crimes incluem falsidade ideológica, grilagem, associação criminosa e possíveis delitos contra o .

Cerca de 40 agentes percorrem bairros da cidade, inclusive mandados são cumpridos no Parque dos Poderes. Não há informações sobre materiais apreendidos.  

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Iagro-MS vai convocar mais 17 agrônomos aprovados em concurso

Vingança: Cuidador de carros esfaqueia homem várias vezes acusado de assassinato em MS

Odontólogo

Está na lista? Sesau convoca aprovados em seleção para odontólogo e psicólogo

Ex-BBB Alane Dias confirma namoro com filho de Preta Gil: “A vida acontecendo”

Notícias mais lidas agora

Fazendeiros e servidores da Agraer-MS fraudavam documentos para grilagem de terras da União, diz PF

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Quem é o cardeal ‘azarão’ que atuou no Paraguai e surge entre os favoritos a novo Papa

A portas fechadas, mãe e filha mortas em acidente são veladas em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Governo diz que tomará medias após operação da PF na Agraer-MS

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou, por meio de uma nota breve na manhã desta quinta-feira (8), que tomará ‘medidas cabíveis’ após a deflagração da Operação Pantanal Terra Nullius. Segundo a nota, “o governo estadual acompanha a operação ‘Pantanal Terra Nullius’ e colabora com a apuração. Tão logo tenhamos novas informações … Continued

Transparência

Governo de MS publica termo aditivo de reforma e ampliação de escolas e valor chega a R$ 8,2 milhões

A publicação consta no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8)

Esportes

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta ao RJ e goleiro tem carro baleado

Ninguém foi ferido e atletas conseguiram chegar em suas casas

Polícia

Após ameaçar pedestres com faca em Dourados, homem é preso pela PM

A Polícia Militar prendeu um homem na tarde desta quarta-feira (7) em dourados. Ele é acusado de ameaçar pedestres em frente a uma tapeçaria localizada nas proximidades de um frigorífico.  O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Conforme boletim de ocorrência, um homem estaria portando uma faca e intimidando pessoas que … Continued