Pular para o conteúdo
Transparência

‘Farra das empresas convidadas’: grupo de empreiteiros tem prisão mantida

No total, 15 investigados vão completar três semanas atrás das grades esta semana
Gabriel Maymone -
Prefeitura de Terenos (Foto: Thaís Cardoso, Jornal Midiamax)

Três empreiteiros presos por participarem do escândalo de na prefeitura de chamado de ‘farra das empresas convidadas’ continuará atrás das grades. A decisão é do desembargador Jairo Roberto de Quadros e foi publicada nesta segunda-feira (22).

As decisões são referentes aos seguintes empreiteiros: Sansão Inácio Rezende, Seijo Alves Kurose e Eduardo Schoier. Os três combinavam propostas para fraudar licitações e ganhavam contratos mediante pagamentos de propinas.

No total, 16 pessoas foram presas, incluindo o prefeito, Henrique Budke (), que pediu afastamento. Do grupo, apenas a empreiteira Nádia Mendonça Lopes, da Lopes Construtora e Empreiteira Ltda, conseguiu prisão domiciliar, com justificativa de cuidar dos filhos pequenos.

Na semana passada, o magistrado havia negado pedido de liberdade ao prefeito Henrique.

Todos os pedidos foram negados de forma liminar (provisória), ou seja, ainda serão apreciados novamente.

Prefeito de Terenos chefiava esquema de fraude em licitação

Cinco dos quatorze presos faziam parte da mesma loja maçônica de Terenos: Genilton, Fábio André, Orlei, Henrique Budke e Hander. (Reprodução)

Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa alvo da Operação Spotless, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), nesta terça-feira, 9 de setembro.

A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.

Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.

O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, bem como aceleravam os processos internos para pagamentos de contratos.

A Operação Spotless foi deflagrada a partir das provas da Operação Velatus, que foi realizada em agosto de 2024. O Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.

Spotless é uma referência à necessidade de os processos de contratação da administração pública serem realizados sem manchas ou máculas. A operação contou com apoio operacional da PMMS (Polícia Militar de MS), por meio do BPCHq (Batalhão de Choque) e do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito e primeira-dama de Ladário receberam R$ 81,9 mil com diárias em nove meses

TCE-MS

Justiça suspende concurso do TCE-MS e pede reabertura com inclusão de cotas raciais

fumace campo grande

Abram portas e janelas: Fumacê se concentra em dois bairros no início desta semana

Trio é preso suspeito de furtar pelo menos 10 caminhonetes em MS e PR

Notícias mais lidas agora

MPMS viola resolução ao ‘esconder’ salário de membros, diz Transparência Brasil

consórcio acidente pensão

Petição para intervenção ao Consórcio vai coletar assinaturas em terminais e no centro

Supercopa de Vôlei: tudo o que você precisa saber sobre o evento que vai parar Campo Grande

Governo brasileiro critica sanção a esposa de Moraes por parte do governo dos EUA

Últimas Notícias

Brasil

Prefeitura na Bahia divulga indevidamente nomes de centenas de pacientes com HIV

Pacientes com fibromialgia e anemia falciforme também tiveram os nomes expostos

Cotidiano

Hospital em Amambai opera com geradores, mas distribuição de energia é retomada em meia-fase

Tempestade com 46mm de chuva e ventos fortes atingiu o município do sul de MS, derrubando árvores, destelhando casas e interrompendo distribuição de energia

Conteúdo de Marca

Além do Sorriso: Como a Harmonização Facial e a Implantodontia Transformam a Estética, a Função Mastigatória e a Autoestima dos Pacientes

Unindo ciência, técnica e sensibilidade, profissionais como a cirurgiã-dentista Marcella Falcão de Souza Bianchin Travitzki e o cirurgião-dentista Orlando Travitzki Neto mostram como a integração entre reabilitação oral, estética facial e implantodontia pode impactar profundamente a autoestima, a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Mundo

Confronto entre presidiários deixa 14 mortos no Equador

As autoridades recapturaram 13 foragidos até o momento