O ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, cidade distante 100 km de Campo Grande, Paulo César Lima Silveira, o conhecido Paulo Tucura, do PL, teve as contas reprovadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) acerca de sua gestão em 2018.
O parecer da corte de contas, levado à Câmara dos Vereadores da cidade, foi reconhecido pelos parlamentares em sessão nesta quinta-feira (3). Neste caso, por regra, o ex-prefeito fica inelegível por período de oito anos. No entanto, ao menos neste caso, ele pode recorrer.
Não é uma novidade Tucura enfrentar embaraços por suspeitas de irregularidades em sua gestão.
Conforme noticiou o Jornal Midiamax, em novembro de 2023, o ex-prefeito foi condenado por crime de responsabilidade.
Conforme a sentença de Thiago Notari Bertoncello, da 1ª Vara da Comarca de Ribas do Rio Pardo, Tucura teria ordenado despesas não autorizadas por lei e, também, contratou servidores contra disposição de lei.
Os fatos aconteceram em janeiro de 2017, quando houve a contratação irregular de várias pessoas no município. O pagamento era feito mediante notas de empenho, sem vínculo contratual das pessoas físicas com a administração pública.
Desta forma, Tocura teria burlado a Lei de Responsabilidade Fiscal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Contas reprovadas
Na sessão de quarta-feira (3), os vereadores acataram o parecer do TCE, que havia reprovado as contas de Tucura, em 2018, sete anos atrás.
Conforme a corte, a gestão de Tucura superou a margem orçamentária, isto é, gastou mais que o previsto, fez alterações orçamentárias não comprovadas, com decreto sem validade formal. As contas do ex-prefeito apresentou, ainda, inconsistências nos saldos de superávit e déficit de patrimônio líquido.
O Midiamax tentou conversar com Tucura, mas, até o fechamento deste material, não tinha conseguido. Se houver manifestação, a reportagem será atualizada.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***