Pular para o conteúdo
Transparência

Enquanto 13 mil aguardam pedaço de terra, Incra tira quase 300 hectares de assentamento em Anaurilândia

Estado tem quase 13 mil pessoas aguardando por uma moradia em assentamento
Fábio Oruê -
assentamento
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (Roque de Sá, Agência Senado)

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reduziu em quase 300 hectares o espaço do Assentamento Esperança, em , conforme publicado no DOU (Diário Oficial da União) nesta semana.

Processo administrativo corria na União e o órgão decidiu regularizar a retificação das informações no Projeto de Assentamento Esperança. Assim, diminui a área de 4.074,5600 hectares do local para 3.782,4838 ha (hectares/área).

Em Mato Grosso do Sul, atualmente, 12.980 pessoas aguardam um pedaço de terra destinado pelo Incra. O Estado não registra a criação de novos assentamentos rurais efetivos ao menos desde o início do atual governo de Lula (PT), gerando expectativa em centenas de famílias. 

Menos famílias no assentamento

O assentamento se originou do imóvel rural chamado de Fazenda Esperança. Os moradores da área a utilizam para exploração individual, dedicando-se a trabalhar na terra em atividades familiares e societárias. Entretanto, o Incra também reduziu o número da capacidade do assentamento, de 270 famílias para 236.

Recentemente, representando mais de 2,8 mil dessas famílias acampadas, uma comitiva da Femams (Frente dos Movimentos Agrários do MS) esteve em Brasília em busca de respostas e, principalmente, ações concretas do Governo Federal.

A comitiva se reuniu com representantes do Incra nacional, do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da Câmara de Conciliação Agrária, além de movimentos sociais de outros 19 estados. 

incra
Reunião no Incra-MS. (Murilo Medeiros, Jornal Midiamax)

Análise de novos pedaços de terra

No município, o presidente da AFBLA (Associação das Famílias Bonitenses pela Luta da Reforma Agrária), Nei Sanches, afirma que a maioria dos acampados nasceu e cresceu no campo, tem profundo conhecimento de agricultura familiar e deseja produzir alimentos e gerar renda de forma sustentável.

“Nosso povo não está pedindo favor, está reivindicando direito. Sabemos que há grandes áreas de devedores da União em nossa região, com terra parada, enquanto famílias dormem debaixo de lona. Reforma agrária não é caridade — é justiça social e desenvolvimento local”, reforça Nei.

Entre as áreas mais polêmicas, está a Fazenda Aruanã/Mutum, com aproximadamente 2.053 hectares, segundo dados do Sigef (Sistema de Gestão Fundiária do Incra).

O Incra alega que estudos preliminares indicaram baixa viabilidade para implantação de projetos de assentamento nos latifúndios da seita coreana, devido, sobretudo, ao “solo ruim”. Mesmo assim, não descarta novas análises das terras. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

câmara projetos salário

Câmara aprova projetos sobre empreendedorismo e sustentabilidade para jovens

gasolina

Donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes do PCC, aponta MPSP

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

STF livra igreja Universal de multa de R$ 23 milhões por demolir casarões históricos em BH

Últimas Notícias

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados

Le Blog Maria Antonia

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

O carisma de Novak Djokovic voltou a brilhar fora das quadras. Durante uma enquete para as redes sociais do US Open, o atual número sete do ranking mundial brincou com a possibilidade de, no futuro, se tornar treinador do jovem brasileiro João Fonseca, considerado uma das maiores promessas do tênis. “Meu plano depois de me … Continued

Polícia

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Na delegacia ela mudou a versão apresentada inicialmente na USF (Unidade de Saúde da Família) do distrito

Política

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

Foram aprovados cinco projetos, na sessão ordinária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de MS