Pular para o conteúdo
Transparência

Empreendimento em Jaraguari é alvo de investigação um ano após desastre com barragem

Desta vez, as suspeitas recaem sobre o loteamento Primavera do Leste, onde famílias já estariam residindo sem autorização
Vinicios Araujo -
Prefeitura de Jaraguari reajustou contratos para fornecimento de combustíveis com a Saga (Reprodução)
Cidade de Jaraguari fica localizada a aproximadamente 50 km de Campo Grande - (Reprodução)

O Loteamento Primavera do Leste, localizado no município de , está na mira de investigação conduzida pelo MPMS (Ministério Público de ). A cidade, distante 55,4 km da Capital, mal se recuperou de uma tragédia ambiental registrada há pouco mais de um ano.

A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de , tem como alvos a imobiliária Froes & Mossini e o próprio Município de Jaraguari.

Em agosto de 2024, o município de 7.139 habitantes viu um desastre ambiental afetar famílias no Condomínio Nasa Park. Lá ocorreu o rompimento da barragem do loteamento localizado na BR-163, entre Campo Grande e Jaraguari. Várias propriedades foram atingidas pela inundação causada após 800 milhões de litros de água extravasarem do lago artificial criado sem autorização de órgãos ambientais no loteamento.

Agora, a investigação que atinge o Loteamento Primavera do Leste teve início a partir da denúncia de um dos proprietário de lotes no empreendimento.

Ele relatou ao MPMS que a comercialização de terrenos ocorreu sem o devido licenciamento ambiental. Além disso, menciona indícios de contaminação do solo e de um córrego por esgoto clandestino.

A denúncia levada ao órgão acusa ainda a instalação de sistemas de água e energia sem as licenças necessárias, em desacordo com a Lei nº 6.766/1979, que rege o parcelamento do solo urbano.

Um Relatório de Fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental), datado de 10 de julho de 2025, informa que o dono do loteamento foi autuado por infrações à legislação ambiental, incluindo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e o Decreto Federal nº 6.514/2008.

O inquérito ainda se baseia em informações da Prefeitura Municipal de Jaraguari, que confirmou a aprovação do loteamento por meio do processo nº 0042/2021, mas apontou que alguns proprietários já iniciaram construções irregulares.

Pressionada pela promotoria, a imobiliária responsável pela comercialização dos lotes pediu prorrogação de prazo de 180 dias para apresentar a Licença Ambiental, o que, segundo a investigação, “suscita dúvidas quanto à regularidade ambiental do empreendimento”.

Assim, o inquérito civil (06.2025.00000665-5) vai apurar a ocorrência de possíveis danos ambientais, verificar a regularidade do licenciamento, o cumprimento da legislação de proteção ao meio ambiente e a compatibilidade do loteamento com o Plano Diretor do município.

A investigação, segundo o documento, vai buscar identificar os responsáveis e promover a reparação dos danos eventualmente causados.

Como parte das diligências, o promotor determinou a reiteração de ofício à Prefeitura de Jaraguari para que apresente cópia atualizada do Plano Diretor e documentação sobre o licenciamento ambiental.

A imobiliária Froes & Mossini foi notificada para, no prazo de 30 dias, apresentar a Licença Ambiental do empreendimento ou comprovar a solicitação junto ao órgão competente.

Outro lado

A reportagem buscou contato com a empresa responsável pelo loteamento, mas o número disponível no cadastro de CNPJ não efetiva as chamadas. Não foram identificados outros canais de contato. O espaço segue aberto para manifestação.

Já o de Jaraguari, Claudio Ferreira (), afirmou que a prefeitura irá interditar as obras e notificar os moradores do Loteamento Primavera do Leste. A medida, segundo o chefe do executivo, será tomada após falha na fiscalização por parte do município desde a gestão anterior.

Ao Jornal Midiamax ele explica que, na sua avaliação, a gestão anterior concedeu uma autorização inicial para o começo do loteamento, mas o empreendedor iniciou as vendas antes de concluir todas as etapas exigidas e atender às demandas legais, como a apresentação da licença ambiental.

“Houve uma falha, na minha opinião. Antes de ele finalizar, já foi vendendo. E não houve por parte do município nenhuma fiscalização lá”, declarou o prefeito.

Ferreira revelou ainda que o responsável pelo empreendimento não foi mais localizado. Com isso, os moradores ficaram sem segurança necessária para o investimento.

Cláudio confirmou que, mesmo sem a regularização da área, muitas famílias já residem no local.

O prefeito informou ainda que o departamento jurídico da prefeitura já está reunindo a documentação necessária para responder aos questionamentos da promotoria, incluindo o plano diretor e os processos de licenciamento.

“A gestão municipal irá iniciar imediatamente as notificações no loteamento, informando os moradores sobre a situação e paralisando as obras em andamento até que a situação seja regularizada”, destacou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
detran

Problema hidráulico suspende atendimento do Detran-MS no Shopping Campo Grande

Safra 2025/2026: Produção de soja em MS está estimada em 15,2 milhões de toneladas

Trabalhador cai do telhado de armazém ao instalar câmeras na MS-080 em Campo Grande 

Caminhada em Dourados quer incentivar doação de órgãos para transplantes

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

‘Careca do INSS’ diz que não vai comparecer à CPMI, e sessão é cancelada

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

No Centro, carreta-escola do Senac oferece diversos cursos de gastronomia gratuitos neste mês

Carreta vai oferecer 28 cursos com mais de 50 opções de horário; as vagas são limitadas

Cotidiano

Capital vizinha, Cuiabá vai ter Mounjaro na rede municipal de saúde

Iniciativa faz parte do projeto Cuiabá Mais Leve, que começa em outubro

Cotidiano

Escola Municipal de Campo Grande suspende aulas durante incêndio em terreno vizinho

Não houve danos à Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, mas o local foi tomado por fumaça e os estudantes foram levados para a quadra

Polícia

Mulher e filhos são agredidos pelo ex que não aceita fim do relacionamento em São Gabriel do Oeste

Agressor tentou fugir da polícia pulando muros de residências, mas acabou ferido e foi encaminhado ao hospital