Pular para o conteúdo
Transparência

Decisão do STF reforça lei que reconheceu papiloscopistas como peritos oficiais em MS

Lei Complementar estadual incluiu os papiloscopistas no rol de peritos oficiais forenses
Fábio Oruê -
stf pantanal ms
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal (Agência Brasil)

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou acórdão do julgamento da ADI (Ação Declaratória de Inconstitucionalidade) 4354, que há 15 anos questionava a constitucionalidade da lei que regulamenta o exercício da perícia oficial.

O julgamento valida as decisões e autonomia dos estados em legislar sobre o contexto de organização da atividade pericial. Com isso, a decisão, do último dia 28 de fevereiro, reforça que a legislação federal não é taxativa e, assim, reconhece que a legislação criada em , que trouxe os Peritos Papiloscopistas para dentro da carreira de Perito Oficial Forense, é válida.

Lei que garante a oficialidade dos Peritos Papiloscopistas na estrutura da Polícia Civil de MS foi sancionada pelo Governador Eduardo Riedel () e está em vigor desde 1º de novembro de 2024.

Para a presidente do Sinpap/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses Papiloscopistas de MS), Danielle Bueno, a confirmação do aspecto jurídico que dá garantia constitucional à oficialidade da categoria.

“[…] os peritos papiloscopistas exercem atividades periciais de caráter criminalístico desde a criação do cargo e estão totalmente respaldados pela legislação estadual. O que já foi inclusive apreciado pela PGE/MS, e pelas comissões da Assembleia Legislativa, destaca-se que nesta última o PL fora aprovado por unanimidade, dada a sua constitucionalidade, adequada técnica Legislativa e licitude”, diz.

A ação era movida pela Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis) desde 2009 e questionava a constitucionalidade da lei, alegando que a norma excluía os Peritos Papiloscopistas e Peritos Bioquímicos do rol de peritos oficiais.

Lei complementar

No texto da Lei Complementar de MS, assinada pelo governador Eduardo Riedel, o pedido de união dos cargos se dá porque, de acordo com suas atribuições e com o que determina o art. 159 do Código de Processo Penal, ambos realizam atividade pericial de natureza criminal.

Ainda no texto, o Estado pondera julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), que firmou entendimento de que, se previsto na legislação dos Estados-membros, a perícia criminal pode ser realizada por Peritos Papiloscopistas.

Sobrecarga de trabalho

Mato Grosso do Sul iniciou o ano sendo destaque no Brasil por atingir um recorde de emissão de Carteiras de Identidade Nacional em 2024. Conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram expedidos 288.766 documentos, 70,14% a mais em relação ao ano de 2023, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras.

No entanto, por trás do marco, há uma categoria inteira que lamenta sobrecargas e remoções. Conforme Danielle Bueno, presidente do Sinpap-MS (Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais do Mato Grosso do Sul), o recorde esconde a estrutura física limitada em que os profissionais trabalham e um quadro reduzido de servidores.

Conforme a presidente do Sindicato, dos 330 servidores previstos por lei para atender à demanda papiloscópica, Mato Grosso do Sul conta com apenas 170. Isso reafirma o desfalque de profissionais para operar no estado.

Deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) apresentou no começo de fevereiro uma indicação solicitando ao governador a inclusão de ao menos 30 vagas para o cargo de Perito Oficial Forense Papiloscopista no próximo concurso público da Polícia Civil.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

VíDEO: acidente entre Fiat Strada e moto mata jardineiro

Mendonça vira relator de pedido de suspensão de ação do plano de golpe

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Chip hormonal pra homens! Você precisa pensar sobre!

Últimas Notícias

Esportes

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Brasileira Beatriz Haddad Maia foi eliminada do US Open

Polícia

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Tinha contra si um mandado em aberto expedido pela comarca de Campinas (SP)

Esportes

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

Superou o norte-americano Griffin Colapinto

Polícia

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Polícia Civil informa que os dois ataques não aconteceram de forma aleatória