Pular para o conteúdo
Transparência

Crianças atípicas aguardam 12 meses por atendimento especializado em Camapuã

Inquérito apura denúncias, enquanto prefeito aponta tentativas de corrigir déficits na assistência em saúde e educação
Vinicios Araujo -
Prefeitura Municipal de Camapuã (Reprodução)

O Ministério Público de (MPMS) instaurou um inquérito civil para apurar supostas falhas no atendimento a crianças com deficiência na rede pública de . O procedimento é fruto de denúncia que aponta ausência de amparo adequado a criança diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e epilepsia na rede municipal.

A investigação é conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca. Segundo apurado pelo Jornal Midiamax, há histórico de queixas por longas filas de espera e a falta de equipes multidisciplinares para o atendimento especializado. Crianças atípicas estariam aguardando a mais de um ano por assistência especializada.

De acordo com o MPMS, o município não teria apresentado resposta a uma notificação anterior sobre a denúncia de falta de atendimento integral a uma criança com múltiplos diagnósticos.

Segundo o MPMS, foi concedido um prazo de 60 dias para que a prefeitura adotasse providências, mas a falta de retorno por parte da administração municipal levou à instauração do inquérito.

Como parte das diligências, o promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira requisitou informações aos secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Órgãos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Conselho Tutelar também foram notificados para apresentar, em um prazo de 10 dias úteis, dados sobre os serviços prestados, capacitações de equipes e a existência de protocolos de atendimento integrado.

Histórico

Procurado pela reportagem, o reconheceu a existência de espera por atendimento, mas afirmou que a gestão municipal ampliou significativamente os serviços e que a fila foi reduzida.

Segundo ele, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência já havia denunciado a situação, apontando demoras de até um ano no acesso a serviços de saúde e educação.

Entre as justificativas apontadas estão a insuficiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE), a falta de transporte escolar adaptado e a ausência de equipes completas para o acompanhamento das crianças.

Segundo o gestor, a administração municipal aumentou o número de psicólogos com carga horária de 40 horas semanais de um para quatro profissionais. Com isso, o número de pacientes atendidos na área de psicologia saltou de 211 em 2020 para 1.964 até o final de agosto de 2025, o que, segundo ele, representa um aumento de 930% na capacidade de atendimento.

O prefeito também destacou a inauguração de uma sala sensorial para ampliar o suporte, especialmente a crianças com autismo. O espaço contará com fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, nutrição e terapia ocupacional, o que permitirá o tratamento no próprio município, evitando o deslocamento de famílias para cidades como São Gabriel do Oeste e .

Nery também mencionou a dificuldade para contratar profissionais especializados, citando que três processos seletivos para terapeuta ocupacional não tiveram interessados. Para sanar o problema de rotatividade, ele informou que a prefeitura estuda a realização de um concurso público no primeiro semestre do próximo ano.

Apesar dos avanços, o prefeito admitiu que ainda existe fila de espera. A Promotoria de Justiça já expediu ofícios às secretarias de Saúde e Educação de Camapuã, requisitando informações detalhadas sobre as listas de espera e os serviços ofertados. O inquérito civil segue em andamento para verificar se as medidas adotadas serão suficientes para garantir os direitos das crianças.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump diz que não enviará dinheiro para Nova York se candidato democrata for eleito prefeito

Polêmica! Grazi Massafera expõe lista de atores que a destrataram no início da carreira

Associação Brasileira de Combate à Fiscalização relaciona mortes por metanol ao PCC

Santa Casa vai à Justiça pedir R$ 45 milhões ao Estado e à Prefeitura de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Corregedoria vê falhas e manda MPMS agilizar inquéritos de violência contra mulher

Juliano Ferro terá que explicar por que usou casa e caminhonete em nome de réu por tráfico

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

prefeitura rio brilhante

Rio Brilhante corrige ‘fura-fila’ na Educação, revoga nomeações e investigação é arquivada

Últimas Notícias

Polícia

Proprietários de casa incendiada fogem durante resgate

A casa ficou totalmente destruída

Cotidiano

Brigadistas continuam combate a incêndio que começou após queda de raio na Serra do Amolar

Equipes se mobilizam em trecho de difícil acesso da reserva, próxima à fronteira entre Corumbá e Bolívia

MidiaMAIS

Aqui do lado? Saiba em que parte do Pantanal Zé Felipe e Ana Castela estão pescando

Confira detalhes da pescaria de Zé Felipe e Ana Castela na maior planície alagada do mundo

Política

Ministro da Educação desembarca amanhã em MS

Ele desembarca em Dourados na terça-feira (30) e vem a Campo Grande no dia 1º de outubro