Pular para o conteúdo
Transparência

Concurso do MPMS: após reprovação total, especialista alerta para ‘subjetividade’ de edital

Com abertura para avaliação imprecisa, edital amplia a margem para questionamentos e dificulta a contestação dos resultados
Vinicios Araujo -
mpms
Comentários sobre o concurso (Reprodução, X e Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A reprovação de todos os candidatos nas provas escritas e orais do concurso para Promotor de Justiça Substituto do MPMS (Ministério Público de ) acendeu um alerta entre concurseiros e especialistas da área.

Em entrevista ao Midiamax, a advogada Stéphanie de Sá, especialista em defesa de candidatos de concursos públicos, afirmou que episódios como o do MPMS, embora não comuns, também não são inéditos.

“Não é impossível que isso aconteça, mas quando há reprovação total, o caso exige uma atenção redobrada. Especialmente quando os critérios de avaliação envolvem elementos subjetivos como ‘coerência argumentativa’ e ‘poder de convencimento’, como consta no edital do MPMS”, pontua.

Segundo a especialista, critérios subjetivos, embora legalmente permitidos, ampliam a margem para questionamentos e dificultam a contestação dos resultados.

“É dever da banca justificar cada nota com base nos critérios previstos no edital, e isso deve ser feito antes mesmo da abertura do prazo para recursos. Sem essa fundamentação prévia, o à ampla defesa fica comprometido”, alerta.

Para a advogada, embora não haja dados estatísticos oficiais que comprovem uma suposta prática arrecadatória por parte de instituições que realizam concursos, o setor advocatício em que atua é constantemente procurado para intervir em indícios de dano à coletividade.

“É uma conduta que nós, na área de concurso, também questionamos, inclusive, em várias das nossas ações judiciais. Temos exemplos de certames que são realizados com habitualidade, muitas vezes de forma até anual, sem que haja prorrogação da validade do concurso a despeito da própria possibilidade prevista no edital. E isso levanta uma série de questionamentos sobre a legitimidade, a moralidade desses concursos, inclusive sobre o prisma do princípio da economicidade, já que a gente vê uma quantia elevada de dinheiro sendo despendida com recorrência, com habitualidade para esses concursos, que no frigir dos ovos não são totalmente aproveitados, já que a gente tem candidatos que estão aprovados e acabam não sendo chamados ali dentro do período de validade sem essa prorrogação”, afirmou.

E o que fazer?

Diante do impasse, a advogada orienta os candidatos a esgotarem todas as vias administrativas antes de recorrer ao Judiciário.

“Um recurso administrativo bem fundamentado é não só uma chance real de revisão da nota, como também uma peça estratégica para futuras ações judiciais. Além disso, é possível acionar o Ministério Público para que avalie a lisura do e, se necessário, instale procedimento investigatório”, afirma.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac