Pular para o conteúdo
Transparência

Com pagamento atrasado, funerárias ameaçam suspender serviço de recolhimento de corpos para a polícia em MS

Funerárias alegam que serviço deveria ser pago pelo governo estadual em prazo de 30 dias, mas empresas não recebem desde agosto do ano passado
Celso Bejarano, Mirian Machado -
(Reprodução)

Funerárias que prestam serviço de recolhimento de corpos de vítimas da violência em 78 das 79 cidades de podem suspender o serviço no Estado. Isso porque alegam que estão há sete meses sem receber do governo estadual.

A paralisação da atividade foi anunciada por empresários do setor, mas de modo anônimo, segundo eles, por temer represálias como ficar fora da lista dos prestadores do serviço.

Assim, relataram que o trabalho – o de conduzir um corpo até o IML – “normalmente” é pago pelo Estado em 30 dias. Contudo, há históricos de funerárias que não veem o dinheiro desde agosto do ano passado.

Carla Ferreira, a presidente da Afims (Associação das Funerárias do Interior de MS), no entanto, não bateu o martelo sobre a intenção de suspender os serviços pelo atraso no pagamento.

“A Afims está aguardando relatório atualizado de todas as notas empenhadas junto aos empresários associados, para iniciar tratativas com a Sejusp, a Secretaria de Justiça e , acerca do possível atraso nos pagamentos”, afirmou a chefe da entidade.

Seguiu a presidente:

“Eu ainda não posso afirmar sem os relatórios dos associados [valor total dos atrasos]. O que alguns empresários que não são associados têm que cuidar é da entrega das notas para empenho, se não empenhar no tempo certo demora a receber. A Associação tem se esforçado bastante na orientação dos empenhos de notas em tempo hábil. Tem que se atentar que os 30 dias [para o pagamento] é a partir do empenho. E todas as certidões têm que estar em dia para receberem”, afirmou Carla, que opinou pela possibilidade da paralisação dos serviços.

“Não! Eu posso falar pelos associados da AFIMS. Eu como gestora e presidente posso afirmar que não. Até porque o setor passa por desenvolvimento. E se tiver impasse eu creio que dialogar é buscar soluções e é o melhor caminho”.

A Afims é integrada por 80 empresas funerárias que atuam em 78 cidades de MS, segundo a presidente. Empresas não associadas também podem prestar o serviço ao Estado, desde que cumpram com as exigências dos editais.

Não há um estudo pronto indicando quantos corpos de vítimas da violência são levados pelas funerárias para o IML, por mês. Carla Ferreira revelou que em , cidade de 26 mil habitantes, por exemplo, as empresas atendem de 5 a 8 casos a cada 30 dias.

A reportagem quis ouvir o governo do Estado para comentar os eventuais atrasos e a ameaça da paralisação do serviço, mas até o fechamento deste material não tinha obtido resposta. Se houver manifestação, a reportagem será atualizada.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão