Pular para o conteúdo
Transparência

CAPS de Anastácio deve funcionar em até seis meses

MPMS expediu recomendação à prefeitura do município
Fábio Oruê -
caps
Atendimento do Serviço Social - Ilustrativa (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A Prefeitura de Anastácio tem seis meses para implantar e fazer funcionar o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), a modalidade mais básica de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a pessoas que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais.

O MP considerou que Anastácio já possui uma população estimada em 24.114 habitantes, atendendo aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde para a instalação. O município não possui uma unidade especializada para o tratamento psiquiátrico.

O órgão ministerial recomenda que a Secretaria Municipal de Saúde comprove, a cada 30 dias, as providências adotadas para a instalação e funcionamento do Caps I. O município tem 10 dias para informar ao MPMS se acatará ou não a recomendação.

CAPS em MS

Promotores de Justiça de 16 municípios estão atuando junto aos gestores públicos para a implantação e funcionamento regular de CAPs. É o caso de Amambaí, Ivinhema, Miranda, Itaporã, Anastácio, Jardim, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, , Fátima do Sul, , Mundo Novo, Terenos, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Paranhos.

Estes 16 municípios se enquadram no critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, para que localidades com população acima de 15 mil habitantes instituam ao menos o CAPS I.

Além de Ribas do Rio Pardo, o MPMS já obteve o compromisso do Município de Porto Murtinho de que, ainda neste ano, o CAPS I estará funcionando. O mesmo ocorre na cidade de Inocência. A implantação em todas as cidades é monitorada pelo MPMS.

As três cidades têm em comum o “boom” populacional previsto com a chegada de grandes empreendimentos multinacionais – Ribas do Rio Pardo com o grupo Suzano, Inocência com o grupo Arauco e Porto Murtinho com a – o que, consequentemente, amplia a demanda por atendimento em todos os aparelhos da rede pública de saúde, entre outros serviços.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Juíza manda Consórcio Guaicurus apresentar imagens de acidente que afastou diarista do trabalho

cantor leonardo show aberto ao publico mato grosso do sul

Mergulhou nas incertezas do amor? Vídeo mostra queda de cantor Leonardo

Obra de R$ 123 milhões: TCE-MS manda Agesul suspender pagamento à empreiteira

Farmácia Popular

De 429 para 224: credenciadas do Farmácia Popular em MS caem e sindicato alega falta de reajuste

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

JBS abre inscrições para vagas de estágio em Naviraí

Últimas Notícias

Cotidiano

Shopping Pátio recebe Castramóvel para vacinação e cadastro para castração

Evento gratuito ocorre das 8 às 11 horas de sábado (6) no Shopping localizado no centro da cidade

Transparência

Servidor condenado por fraudes em Sidrolândia pede absolvição: ‘provas mostram o contrário’

Acusado de corrupção no esquema de Claudinho Serra diz que MPMS não apresentou provas concretas

Política

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Federação afirmou que aplicará punições disciplinares aos parlamentares em caso de descumprimento

Trânsito

Mulher atropelada por companheiro passa por cirurgia na Santa Casa após fraturar braço, joelho e bacia

O atropelamento ocorreu na madrugada do último sábado (30)