Pular para o conteúdo
Transparência

Câmara de Dourados busca por novo prédio após dois anos em shopping

Mesa Diretora estuda rescindir contrato com empreiteira responsável por reforma da sede do Legislativo
Adriel Mattos -
Legislativo funciona em uma parte do Shopping Center da cidade (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

A Câmara Municipal de – município da região sul de , a 201 km de – iniciou um levantamento para transferir novamente a sede do Legislativo. Agora, a ideia é instalar a Casa de Leis em um prédio público.

Desde o segundo semestre de 2023, a Câmara funciona num anexo do shopping da cidade. Na época, as obras de reforma e ampliação da sede foram suspensas por atrasos e indícios de irregularidades.

A auditoria para emissão de parecer técnico sobre o projeto de Câmara foi iniciada há quase 20 dias pela empresa Maciel Assessores S/S, vencedora do processo licitatório realizado pela Casa. A expectativa é de que os trabalhos de levantamento e análise técnica sejam concluídos nas próximas semanas. 

“A obra de reforma e ampliação foi autorizada e iniciada na gestão passada. Ao assumir a presidência da Casa no começo do ano, convoquei a Mesa Diretora e nos debruçamos sobre o contrato e o modelo de execução da obra. Infelizmente, nos deparamos com diversos problemas. A situação era insustentável: uma obra muito atrasada, indícios de irregularidades e um gasto mensal de aluguel que poderia ser evitado. Nosso objetivo é proteger o dinheiro público e garantir que a Câmara funcione com mais acesso para a população”, declarou a presidente Liandra Brambilla ().

Para ela, não há mais como pagar aluguel até o fim do impasse com a obra na sede. “Diante dos atrasos constantes na execução dos trabalhos, o que faz com que a Câmara pague aluguel, não vemos outra alternativa a não ser nos adaptar a nossa estrutura a um local público. Hoje o que vemos é um avanço tímido das obras, menos de um quarto dos trabalhos sendo entregues pela empresa”, afirmou.  

O contrato nº 007/2024, firmado com a empresa Concresul Engenharia e Construções Ltda, andou a passos lentos, conforme Liandra. Quando a obra foi oficialmente paralisada, em 22 de abril de 2025, o relatório do fiscal apontou apenas 23,42% da execução física concluída, contra um percentual esperado entre 64,09% e 72,88%.

“Quando suspendemos a obra, já havia um atraso enorme. Não foi a suspensão que causou o atraso — ele já existia muito antes. Era preciso agir para não comprometer ainda mais o andamento e os recursos do contrato”, explicou.

Empresa deve ter contrato reforma da Câmara de Dourados rescindido, diz presidente

Depois dos trabalhos serem paralisados, a Câmara ainda solicitou à Concresul um novo cronograma e as certidões de regularidade fiscal necessárias para prorrogar o contrato. Mas a empreiteira não respondeu.

“Apesar de notificações e prazos concedidos, a contratada permaneceu inerte, apresentando apenas um documento com “justificativas quanto à ausência temporária de certidões fiscais” — que não supriu as exigências legais”, diz a presidente.

Por sua vez, a Procuradoria Jurídica da Casa constatou que não havia base legal para prorrogar o contrato. A recomendação foi de rescisão unilateral do contrato, observando a Lei de Licitações (artigos 77 e 78 da Lei nº 8.666/1993).

“Não se trata apenas de prazos, mas de legalidade. A empresa não comprovou as condições mínimas para continuar o contrato. Nosso dever é zelar para que cada centavo aplicado esteja amparado pela lei”, destacou Liandra.

Próximos passos na Casa de Leis

Com isso, a Mesa Diretora deve decidir se rescinde unilateralmente o contrato, ou seja, sem o aceite da Concresul. O prazo para a empreiteira se manifestar termina na segunda-feira (18).

Após esse prazo, a presidente tem cinco dias úteis para tomar uma decisão. Mas até lá, Liandra já negocia a transferência da Câmara.

“É inadmissível continuar gastando com aluguel enquanto temos prédios públicos subutilizados na cidade. Além da economia, mudar para uma estrutura mais acessível vai facilitar o contato dos cidadãos com seus representantes. Nosso compromisso é com a transparência, a eficiência e o respeito ao contribuinte”, finaliza.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Histórico: Palestina terá sua primeira representante no Miss Universo

Polícia encontra pé de maconha em residência e morador vai preso em Dois Irmãos do Buriti

Ceará se reabilita e impõe a sexta derrota consecutiva ao Red Bull Bragantino no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS admite que empreiteira iniciou obras antes de licitação de R$ 700 mil

Restaurante interditado pela Vigilância Sanitária gera debate e deixa amantes de sushi em alerta

Durante perseguição, homem perde controle de Voyage roubado e capota no Lageado

Caminhão carregado de milho tomba e motorista morre na MS-162

Últimas Notícias

Famosos

Justiça de São Paulo mantém Hytalo Santos e Euro presos após audiência de custódia

Hytalo e Euro são acusados de praticarem crimes de tráfico de pessoas e exploração sexual infantil a partir de conteúdos produzidos nas redes sociais

Polícia

Identificado homem encontrado morto no Rio Pacu em Corumbá

Vítima tinha sido contratada para trabalhar em fazenda da região

Esportes

Fluminense supera Fortaleza com brilho de Serna e Fábio bate recorde de jogos

Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta o Red Bull Bragantino. Já o Fortaleza recebe o Mirassol

Le Blog Maria Antonia

Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal no Festival de Gramado

O ator Rodrigo Santoro foi o grande homenageado da abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta sexta-feira (15), no tradicional Palácio dos Festivais. Reconhecido por sua sólida trajetória nacional e internacional, ele recebeu o Kikito de Cristal, prêmio concedido a artistas que marcaram a história do cinema. A honraria chega em um … Continued