O ‘Monumento ao Colono’, um símbolo icônico de Dourados localizado na Avenida Marcelino Pires, está sendo revitalizado pela prefeitura após 33 anos de sua construção. A estrutura, popularmente conhecida como “Mão do Braz”, foi erguida em homenagem à Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados.
A obra foi idealizada em homenagem ao projeto pioneiro de reforma agrária no Brasil, e ao desenvolvimento da região. A revitalização em curso visa resgatar o brilho e a importância histórica do monumento para a cidade.
Ao longo dos anos, o monumento, que representa a força do trabalho agrícola na região, sofreu com a falta de manutenção, apresentando sinais de deterioração como sujeira, pichações e iluminação precária.
Os trabalhos incluem lavagem com máquinas de alta pressão para remover a sujeira acumulada, pintura com as cores vibrantes de Dourados e a instalação de um novo sistema de iluminação que valorize a arquitetura da obra.
O arquiteto e urbanista Luiz Carlos Ribeiro, autor do projeto original, explica que o monumento é um marco fundamental para preservar a memória do desenvolvimento da região.
Na sua concepção, a obra representa o trabalho árduo dos colonos, simbolizado pelas mãos que emergem da terra, erguendo o fruto do seu esforço para os céus.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.