Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS vai analisar denúncia contra João Henrique Catan por caluniar o presidente Lula

Processo foi remetido para a esfera estadual
Renata Portela -
catan
Deputado João Henrique Catan (PL). (Reprodução/Alems)

O juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de , remeteu denúncia contra o deputado estadual João Henrique Catan (PL) por calúnia. O fato ocorreu em 8 de janeiro de 2023.

Conforme a decisão do magistrado, a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) indica que Catan usou a rede social Instagram para caluniar dolosamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com isso, teria imputado falsos crimes ao presidente, segundo o MPF sabendo que eram informações falsas, para ofender a reputação de Lula. O deputado teria chamado o presidente de bandido, segundo a denúncia.

Ainda no dia dos atos antidemocráticos em 8 de janeiro, Catan teria publicado no Instagram que o presidente era o ‘chefe’ da invasão ao Congresso.

No entanto, as investigações nunca apontaram o presidente como investigado ou culpado. Na decisão, o juiz federal reconheceu incompetência para processar o feito.

Por isso, o procedimento foi remetido ao TJMS (Tribunal de Justiça de ), que deve analisar a denúncia.

O deputado se manifestou por meio de nota, confira:

“Por ordem de Flávio Dino, no Ministério da Justiça, Lula abriu um inquérito insatisfeito com um post no qual eu falava que ele roubou a nação. Quando um Delegado de Polícia Federal me perguntou se eu havia chamado o Lula de ladrão, eu respondi: quem chamou o Lula de ladrão foi a PF, depois o MPF acusou ele de ser ladrão, depois a o condenou por ser ladrão, depois o disse que não havia erro na sentença de ladrão e STJ disse que a condenação de ladrão nas instâncias inferiores não violava nenhuma lei federal e quando chegou no STF, bem, aí eu acho que eu não preciso nem falar mais nada, mas de qualquer forma, não houve alguma absolvição!”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano