STF nega recurso e mantém afastamento do ex-presidente do TCE-MS Waldir Neves
Conselheiro queria o fim do uso da tornozeleira e proibição de contato com membros da Corte
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), conselheiro Waldir Neves Barbosa, segue afastado da Corte. O STF (Supremo Tribunal Federal) negou o recurso do conselheiro, que tentou derrubar as medidas cautelares após a Operação Terceirização de Ouro.
Entre as medidas impostas a Waldir, estão afastamento da Corte, monitoramento por tornozeleira eletrônica e proibição de contato com membros do TCE-MS. Assim, devem ser cumpridas até que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgue as denúncias.
Neste recurso, advogados de Waldir destacaram que o STJ ainda não recebeu as denúncias. Portanto, alegam que as medidas se tornaram “injustas e desnecessárias”.
Contudo, o relator do recurso, ministro Alexandre de Moraes, negou os pedidos. “Fica inviabilizado o conhecimento desta impetração quanto ao ponto, sob pena de indevida supressão de instância e violação das regras constitucionais de repartição de competências”, definiu o ministro.
Quanto à apreciação da denúncia pelo STJ, afirmou que “já houve determinação de intimação dos acusados e, tão logo apresentadas as respostas escritas, os feitos serão submetidos à apreciação da Corte Especial para deliberação quanto ao recebimento ou não das denúncias oferecidas”.
Por fim, o ministro disse que “não há falar em constrangimento ilegal a ser sanado”. Portanto, o STF manteve as medidas cautelares impostas ao conselheiro.
STJ adiou julgamentos
No último dia 5 de junho, o STJ adiou pela quinta vez o julgamento sobre nova denúncia apresentada contra o conselheiro afastado do TCE-MS, Ronaldo Chadid. A votação estava marcada para a quarta-feira (5), durante a sessão da Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Adiamentos
Em março, o ministro Francisco Falcão votou favorável para tornar réu o conselheiro afastado. Apesar do voto do relator, um pedido de vista adiou novamente a decisão.
Essa sessão, presidida pelo ministro Og Fernandes, contou com sustentação oral da defesa de Chadid e da assessora Thais Xavier. Na defesa do conselheiro, Gustavo Henrique Badaró afirmou que “não se sabe de onde foi extraído [o dinheiro], porque a própria autoridade policial não tem segurança para fazer esta afirmação”.
Já a advogada da assessora, Nara Nishizawa, defendeu que “Thais nunca soube qual o conteúdo dessa mala” e destacou que no objeto “só há digitais do senhor Chadid”.
Operação Terceirização de Ouro no TCE-MS
Em 8 de dezembro de 2022, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Terceirização de Ouro, um desdobramento da Mineração de Ouro, realizada em junho de 2021. Com apoio da Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União), foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e mais quatro cidades brasileiras.
As investigações apontaram uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas. Assim, entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, estava a agilidade na tramitação do procedimento.
Além de exigência de qualificação técnica desnecessária ao cumprimento do objeto. Por fim, faziam contratação conjunta de serviços completamente distintos em um mesmo certame e apresentação de atestado de capacidade técnica falsificado.
Um dos contratos investigados, com a Dataeasy Consultoria e Informática, supera R$ 100 mil. A corte suspendeu os pagamentos à empresa após a operação e, ao fim do termo, encerrou o vínculo.
Os conselheiros afastados do TCE-MS, Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves, foram afastados inicialmente por 180 dias. Eles tiveram redução de até 88,5% nos salários após a ação da PF.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Inscrições para processo de estágio e residência no MPMS encerram na próxima semana
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fapec
Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Idoso sofreu vários ferimentos no braço
Putin ordena produção em série de míssil hipersônico Oreshnik, testado na guerra na Ucrânia
Ele descreveu o uso na Ucrânia como bem-sucedido e disse que a nova arma mostra a superioridade militar da Rússia no conflito
Após denúncias, sindicato recua e greve dos ônibus é cancelada em Campo Grande
Horas antes, funcionários e ex-funcionários denunciaram estratégia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.