Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial

Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
Humberto Marques -
Acesso à Aldeia Amambai. Guarani-kaiowá passa a ser língua cooficial no município (PMA, Divulgação)
Acesso à Aldeia Amambai. Guarani-kaiowá passa a ser língua cooficial no município (PMA, Divulgação)

A –a 354 km de – adotou o guarani-kaiowá como língua cooficial do município. A medida consta na lei municipal 2.905/2024, proposta pelo vereador Anilson Prego () e encampada pelo prefeito Edinaldo Melo Bandeira (PSDB). A publicação da norma se deu nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de ).

Com a lei, Amambai se junta aos municípios brasileiros que declararam uma segunda língua como cooficial –dois deles de Mato Grosso do Sul. A medida costuma contemplar parcelas consideráveis da população. No caso de Amambai, a de indígenas da etnia guarani-kaiowá.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

A instituição do guarani-kaiowá como língua cooficial de Amambai partiu de lei aprovada em 25 de novembro pela Câmara Municipal. Ela deixa claro que a língua portuguesa segue como oficial do Brasil –e, por consequência, dos integrantes da federação. Contudo, estabelece a língua guarani-kaiowá como cooficial, “falada principalmente nas Aldeias existentes dentro de sua área territorial”.

Agora língua cooficial, guarani-kaiowá era reconhecido desde 2015

A legislação reitera que o guarani-kaiowá é a segunda língua oficial de Amambai desde 2015. Assim, como língua cooficial, falada pela etnia dos povos originários do município, há algumas mudanças de status.

Entre eles, fica a critério da Prefeitura de Amambai, de acordo com planejamento prévio, prestar serviços básicos de atendimento nas repartições públicas nas línguas oficiais e cooficiais. Então, pode-se produzir documentação pública e campanhas publicitárias institucionais nas línguas oficial e cooficial.

💬 Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Bluesky

Também abre-se caminho para “incentivar e apoiar o aprendizado e o uso da língua cooficial nas escolas dentro das comunidades indígenas e nos meios de comunicação”. Dessa forma, a necessidade de servidores versados nessa língua será observada.

Ainda conforme a legislação, “são validas e eficazes todas as atuações administrativas na língua oficial e as cooficiais” e “em nenhum caso pode ser discriminado por razão da língua oficial ou cooficial que use”. Assim, pessoas jurídicas poderão definir a implantação de um corpo de tradutores em locais nos quais os povos originários apresentem maior frequência de atendimento.

Por fim, a lei de Amambai assegura que o uso de outras línguas indígenas no município, se existentes, “poderá ser assegurado nas escolas indígenas conforme critério do Poder Executivo municipal de acordo com a legislação federal”.

‘Segunda língua’ já existe em 2 cidades de MS

Vários municípios brasileiros têm línguas cooficiais como forma de contemplar parte relevante de sua população. Em Mato Grosso do Sul, Tacuru foi pioneira, ao transformar o guarani em língua oficial. Miranda fez o mesmo com o terena.

Pelo país, muitas cidades fizeram o mesmo com idiomas indígenas. Outras, no Espírito Santo e na Região Sul, adotaram idiomas dos países de origem da maioria de seus imigrantes como língua oficial. Dessa forma, o polonês é língua cooficial em Áurea, Casca e Carlos Gomes, no , e em Mallet e São Mateus do Sul (PR). Já Pomerode (SC) tem o pomerano e o alemão como línguas oficiais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

LEMBRANDO JOÃO HAVELANGE

Discussão por mensagem de celular termina em agressão e mordidas em Dourados

Estudante de medicina acusado de matar corredora atropelada pede mudança para Goiás 

lula

PT e partidos da base de Lula saem em defesa do STF contra sanções de Trump

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

Classificado, Brasil projeta duelo contra Colômbia pela Copa América

Últimas Notícias

Mundo

Comitê Olímpico dos EUA acata ordem de Trump e veta mulheres trans em competições femininas

Trump disse que quer que o COI mude tudo "relacionado a esse assunto absolutamente ridículo"

Sem Categoria

Prefeitura de Campo Grande abre licitação para revitalizar Casa da Mulher Brasileira

A informação consta no Diogrande desta quarta-feira

Polícia

Maior traficante de cocaína de Nova Andradina e região é preso

Ele estava com um mandado de prisão em aberto, condenado a 15 anos e 3 meses de prisão

Cotidiano

Mais um: incêndio atinge vegetação no Jardim Aquarius

Equipe do Corpo de Bombeiros atua no local