Pular para o conteúdo
Transparência

Pecuarista investigado por desmatar e despejar substâncias tóxicas no Pantanal de MT teve empresa em Campo Grande

Toneladas de agrotóxicos eram jogadas de avião sobre a mata preservada
Karine Alencar, Renata Portela -
Imagem (Fantástico)

O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, investigado por desmatar e despejar substância tóxica no Pantanal, em Mato Grosso, é ex-empresário que teve comércio de comando de diesel, transporte e logística na rodovia da , em . O estabelecimento esteve ativo por diversos anos na cidade.

Ele tem 11 fazendas no município de Barão de Melgaço, em Mato Grosso, é acusado de desmatar parte do para plantar capim e fazer pasto para boi. Reportagem produzida e exibida pelo Fantástico neste domingo (14) revela que, diante do imbróglio, as propriedades dele vão ser administradas por uma empresa escolhida pela justiça.

A decisão é válida até que terminem as investigações sobre esse de proporções gigantescas. As áreas onde houve desmatamento somam 80 mil hectares – o tamanho da cidade de Campinas, em São Paulo.

Segundo investigadores ouvidos na reportagem, o foco do fazendeiro era acabar com a vegetação mais alta, o que resultou em imensas manchas cinzas na paisagem, formada de árvores que perderam todas as folhas – resultado de um processo chamado de desfolhamento químico, provocado quando se faz uma pulverização criminosa ao lançar de avião toneladas de agrotóxicos sobre a mata preservada.

Notas fiscais apreendidas revelam que, só com a compra de agrotóxicos, o pecuarista gastou R$ 25 milhões. Segundo a Secretaria, o fazendeiro usou 25 agrotóxicos diferentes, um deles tem a substância 2,4-D. O produto químico é altamente tóxico usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filha discreta de Leonardo surge com namorada e se declara: ‘Amo você’

‘Quem vai trabalhar por R$ 18 mil?’, questiona prefeito sobre teto para médicos em Naviraí

Etanol tem variação de até 27,10% no preço do litro em postos de combustíveis de Dourados

rupestre

UFMS fecha acordo para criar ‘trilha rupestre’ em sítios arqueológicos de MS

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

‘Só me defendi de ataque’, diz criminoso que matou Érica com 6 facadas em Bataguassu

VÍDEO: Acidente entre carreta e carro deixa um morto em Tacuru

Últimas Notícias

Política

Secretária nega ligação com PT e diz que fica na Cidadania ‘até segunda ordem de Riedel’

O nome da secretária teria sido um 'consenso' entre integrantes do partido, que deixou a base do governo na Alems

Cotidiano

Salário de agosto: Prefeitura paga servidores na sexta-feira e Estado antecipa para quarta

O pagamento dos servidores estaduais estará liberado para saque na sexta-feira (3) e dos municipais no 5° dia útil, sexta-feira (5)

Trânsito

VÍDEO: Jovem morre e outro fica ferido após acidente em avenida de Corumbá

Vítimas foram arremessadas a dez metros do local da batida

Brasil

BH: Mulher descobre que estava desaparecida há 15 anos ao ir tirar RG do próprio filho

Boletim de ocorrência foi registrado pelo ex-companheiro