MS quer que emergência dos incêndios no Pantanal seja reconhecida pelo Governo Federal

Governo do Estado publicou decreto de emergência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
incêndios municípios
Chamas devastam o Pantanal (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após decretar estado de emergência dos incêndios no Pantanal, o Governo de Mato Grosso do Sul quer que a situação seja reconhecida pelo Governo Federal. A Defesa Civil solicitou reconhecimento da situação emergencial para a União nesta segunda-feira (24).

O coordenador-geral da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan, afirmou que “os próximos passos da Defesa Civil estadual será solicitar o reconhecimento da União, que está sendo feito neste momento”.

Assim, disse que também devem “encaminhar para o Governo Federal o plano de trabalho da Defesa Civil Estadual, solicitando os recursos necessários para que a gente apoie as instituições de resposta”.

Municípios afetados

Apesar do decreto de emergência dos incêndios no Pantanal, municípios de Mato Grosso do Sul só receberão recursos da União se estiverem cadastrados em sistema da Defesa Civil. É o que afirma o coordenador-geral da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan.

O decreto de emergência consta no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (24). Ele define ações que podem ser tomadas pelo Estado durante a situação crítica de incêndios no Pantanal.

No entanto, serão contemplados com recursos da União apenas as cidades cadastradas. “O decreto não relaciona os municípios. Ele cita o S2ID, então todos os municípios que fizeram a inclusão de dados no S2ID estão contemplados com a possibilidade de recursos vindos da União”, pontuou.

Segundo o coordenador, o sistema é usado pelas defesas civis nacional, estaduais e municipais para troca de informações e processos. “Através dessa inclusão de dados será possível elencar os municípios que poderão ser contemplados”, destacou.

Então, as cidades deverão realizar o cadastramento via sistema da Defesa Civil para ter auxílio no combate às chamas. “Através desse decreto de emergência do Governo do Estado as portas estão abertas para os municípios solicitarem os recursos para o combate aos incêndios florestais”, finalizou.

Conteúdos relacionados

conselheiras
Teatro Prosa cultura
corumbá