Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça de MS autoriza contrato bilionário da Solurb após ‘ignorar’ decisão do STJ

Decisão do STJ pediu suspensão do julgamento do TJMS
Dândara Genelhú -
solurb contrato
(Reprodução)

Apesar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedir a do julgamento do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), sobre cancelamento do contrato milionário da Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda (CNPJ 17.064.901/0001-40), a Justiça de MS autorizou o contrato. Isso porque a 5ª Cível deferiu os recursos da empresa.

O julgamento aconteceu na quinta-feira (8), com relatoria do desembargador Vilson Bertelli. Por unanimidade, os juízes afastaram as preliminares e deram provimento aos recursos.

Participaram da sessão com sustentação oral: Márcio Antônio Torres Filho, Eduardo Possiede Araújo, Ariadne de Fátima Cantú da Silva e Adriano Lobo Viana de Resende.

A decisão do ministro do STJ, Sérgio Kukina, é da quarta-feira (7), um dia antes da sessão já marcada. Assim, o julgamento foi suspenso até que seja julgado agravo que tramita no STJ. Em janeiro, o ministro do Supremo, Og Fernandes, havia indeferido pedido de medida da Solurb para suspender julgamento.

O contrato em questão foi firmado em 2012, na gestão de Nelson Trad Filho (PSD). A Solurb entrou com pedido de tutela provisória.

Para a empresa, “pela natureza do processo e elementos condenatórios da sentença objeto da apelação (anular o contrato de concessão e condenar ressarcimento com pagamento de danos morais coletivos de 80 milhões com cancelamento do contrato) confirmação da sentença terá consequências danosas para réus e sociedade”.

Estava previsto o julgamento para o dia 8 de fevereiro. No entanto, agora fica suspenso esse julgamento até que a ação no STJ termine.

Empresa recorre ao STJ

No ano passado, o ministro Sérgio Kukina do STJ publicou reconsideração sobre o cancelamento de contrato bilionário da Solurb. Inicialmente, em junho de 2023, o ministro decidiu por manter condenação de 2021, que determinava o cancelamento do contrato. A decisão foi tomada sobre agravo em recurso especial da Solurb, para tentar anular a sentença inicial.

A alegação sobre a sentença que impugnou contrato administrativo é de prescrição. No entanto, o ministro manteve a sentença de primeiro grau, que cancelou o contrato bilionário.

Depois, no entanto, o ministro relator tornou a decisão sem efeito. Ele ponderou que a decisão deveria ser tomada pela turma do STJ.

Condenação

A sentença, de abril de 2021, do então juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, cancelou o contrato. Além disso, determinou nova licitação, que deveria ser aberta até janeiro de 2022.

Ainda determinou indisponibilidade de bens dos réus e empresas investigadas. No entanto, os acusados entraram com recursos e o processo ainda não transitou em julgado, aguardando sentença terminativa.

Na época, o advogado Marcio Torres apontou que a defesa recorreria ao órgão colegiado, após a decisão monocrática do ministro Sérgio Kukina. “A ação que ‘condenou ao cancelamento’ foi julgada apenas em primeira instância e já foi objeto de recurso, que será julgado pelo TJMS”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Torneio amador de futebol feminino busca promover crescimento da modalidade em Campo Grande

Centro vital do narcotráfico, guerra do PCC pela cocaína da Bolívia deixou rastro de mortes brutais

Homem encontrado morto em porta-malas na fronteira com o MS tem histórico criminal

Em MG, cachorro percorre 12 km para se despedir do tutor em velório

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Houve afastamento entre Bolsonaro e Heleno no final do governo, diz defesa do ex-GSI

Últimas Notícias

Famosos

Pouca gente viu, mas câmeras captaram reação de Felipe M. à vitória de Daniela no MasterChef; veja vídeo

Confira como Felipe M. reagiu quando Daniela foi declarada campeã do MasterChef Amadores 2025

Brasil

Governador do Tocantins é afastado por suspeita de desvios de cestas básicas

STJ determinou que Wanderley Barbosa deixe função por seis meses

Polícia

Defesa alega forte emoção e réu por execução de ‘Opalão do PCC’ enfrenta júri popular

Julgamento de Eriton Amaral de Souza ocorre nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri

Cotidiano

BR-163 tem nove trechos interditados nesta quarta-feira; confira

Além das interdições, 18 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”