Pular para o conteúdo
Transparência

Juiz dá prazos para Facebook tirar do ar perfis com ofensas a políticos de Amambai e ‘entregar’ autores

Ação movida pelo PP de Amambai cobra retirada do Facebook de postagens e perfis com ataques a vereador. Juiz deu 72 horas para rede social apontar os responsáveis pelas páginas
Humberto Marques -
Vista aérea de Amambai; perfis no Facebook são acusados de ofensa a autoridades locais (Divulgação)
Vista aérea de Amambai; perfis no Facebook são acusados de ofensa a autoridades locais (Divulgação)

Decisão do juiz substituto da 1ª Zona Eleitoral de Amambai –a 354 km de –, Adriano Rosa Bastos, deu 48 horas para que o Facebook retire do ar duas páginas e identifique seus autores. A medida atende a pedido do Diretório Municipal do Progressistas, que acusa as páginas de proferirem ataques e ofensas contra agentes públicos do município.

A representação teve o resultado da análise publicado no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) desta sexta-feira (7). A ação tem a Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. como alvo. Assim, afirma que a rede social mantém dois perfis anônimos “que fazem reiteradas referências as eleições de 2024” em .

Conforme a representação, os perfis “Jaó Amambaiense” e “Galo Carijó Amambaiense”, “em conluio e de forma associada, tecem pesadas críticas” a agentes públicos de Amambai. Isso ocorre, muitas vezes, incorrendo em crimes de calúnia, difamação e injúria.

“Os perfis têm publicado desinformação e propaganda negativa em face dos gestores municipais e membros da Câmara Municipal”, cita a ação. Um dos alvos seria o vereador Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Paulão Locutor (PP). Os ataques também envolveriam um terceiro perfil fake, identificado como “Girafa Magrela Italiana”.

Terceiro perfil foi retirado do ar pelo Facebook

“Os atos de difamação e críticas pejorativas transpassam o limite da opinião pública, onde se imputa pejorativamente a pessoa atos de desonra, e se ressalte que ditos comentários feitos pelo falso perfil Giraffa Magrela Italiana foram postados tanto no falso perfil de Jaó Amambaiense quanto no Galo Carijo Amambaiense”, destacou a ação.

Após denúncia à rede, o terceiro perfil acabou retirado do ar pelo próprio Facebook. Contudo, teme-se o alcance das postagens das demais. Isso porque, juntos, os perfis de modo público (aberto a todos os usuários da rede social) têm 3,2 mil seguidores. A reportagem acessou os perfis citados e encontrou publicações recentes –as últimas entre os dias 2 e 5 de junho. Nelas, há afirmações dirigidas a diferentes figuras públicas de Amambai.

Juiz quer identidade dos responsáveis por páginas em 72 horas

“Não há identificação pessoal dos perfis e estes tecem verdadeiras barbaridades contra o membro do partido representante, de modo que as imputações devem ser repelidas”, postularam os advogados do PP. Liminarmente, a ação pede a imediata retirada de postagens ou das páginas. Além disso, pede-se que o Facebook aponte quem são os administradores dos perfis.

Para o magistrado, há na situação os requisitos necessários para atender aos pedidos. Isso porque se identificou dano de difícil reparação, focado em desqualificar candidatura. “É livre a manifestação do pensamento do eleitor na internet e somente será limitado quando ofender a honra e a imagem ou divulgar fatos sabidamente inverídicos sobre candidatos, partidos ou coligações, ainda que antes do início do período da propaganda eleitoral”, destacou.

Na decisão, o juiz deu 48 horas para a remoção do conteúdo contestado pelo PP das duas páginas, “sob pena de imputação em crime de desobediência, sob pena de aplicação de multa diária”. Além disso, em 72 horas, o Facebook deverá apresentar em juízo dados que permitam a identificação do administrador dos dois perfis, sob sigilo. A ação ainda dá prazo de 2 dias, a partir da citação, para apresentação de defesa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil