Pular para o conteúdo
Transparência

Gaeco estoura em Nova Andradina perfil que divulgou fake news durante eleições

Página implicado na Operação Fake Fire pertence a "Pagodinho", como é conhecido um dos alvos
Dândara Genelhú -
operação
Valor apreendido durante a operação. (Reprodução, Gaeco)

Nesta quarta-feira (2), dono de página no sobre acabou com tornozeleira após mandado de monitoramento eletrônico. ‘Pagodinho’, como é conhecido, foi um dos alvos da Operação Fake Fire contra no período das Eleições de 2024.

Após diversas publicações, internautas que acompanhavam a página começaram a questionar o dono da página. “Pagodinho não era imparcial?”, diz um dos comentários em vídeo positivo sobre o candidato tucano.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina. Juntos, cumpriram mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares.

Assim, a operação visa apurar a disseminação de desinformação e fake news durante a campanha eleitoral. Mandado de monitoramento foi expedido em nome do responsável pela página do Instagram “Nova Fogo”, conhecido como “Pagodinho”.

A página possui 107 mil seguidores na rede social. “Realizou a divulgação de desinformação durante o processo eleitoral, além de outras condutas que possuem capacidade de macular a lisura das Eleições de 2024”, afirmou o Gaeco em nota.

A juíza eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina assinou os mandados. Já a investigação foi conduzida pelo Promotor Eleitoral e pelo Gaeco.

Apreensões

Além da instalação da tornozeleira eletrônica, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. Portanto, realizaram buscas em dois locais em Nova Andradina.

Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e dispositivos de armazenamento. Agora com monitoramento, ‘Pagodinho’ deverá seguir algumas regras, como a proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial.

Além disso, tem a obrigação de recolhimento noturno, das 19h às 7h, em dias úteis, e em tempo integral em feriados, fins de semana e dias de folga. E a proibição de utilizar qualquer meio para divulgar informações relacionadas à campanha eleitoral em curso, direta ou indiretamente, por si ou por terceiros.

Por fim, a Justiça advertiu expressamente o investigado de que o descumprimento de qualquer medida cautelar poderá resultar na prisão preventiva.

‘Pego de surpresa’

Em nota ao Jornal Midiamax, a defesa de Murilo César Carneiro da Silva informou que o alvo da operação foi ‘surpreendido’ com o mandado. “O acusado foi surpreendido com a determinação, porquanto permanece cooperando com a em suas determinações”, diz em nota.

Além disso, o advogado Matheus Boniatti Filho informou que a defesa não teve acesso aos autos, pois a investigação segue em sigilo até o momento. Contudo, pontuou que irão recorrer.

“Recorrerá da decisão, mas permanecerá colaborando com a Justiça Eleitoral em prol da elucidação dos fatos”.

A matéria foi editada às 18h05, em 04 de outubro de 2024, em cumprimento à decisão liminar assinada pelo juiz Eleitoral Antônio Adonis Mourão Junior, de Nova Andradina. O Jornal Midiamax reitera seu compromisso com a verdade, com a transparência e com as melhores práticas jornalísticas. Reitera, ainda, o irrestrito respeito às decisões judiciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de Latino nega vício em drogas e expõe a verdade: ‘Meu pai está mentindo’

Justiça ordena troca de nomes de 11 locais em São Paulo ligados à ditadura militar

Prefeitura convoca mais de 180 médicos para renovação de contratos com a Sesau

imposto de renda

IRPF 2025: 1° lote vai pagar 94,7 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Mulher denuncia cárcere e agressões de ex-marido durante atendimento em UPA de Campo Grande 

Últimas Notícias

Polícia

Assassino de Adriano, morto a facadas em frente de conveniência, é preso após 5 meses em MS

O crime foi motivado por uma briga entre Adriano e o autor

Brasil

Lewandowski diz que governo Lula não tem interesse em interferir nas polícias

Lewandowski foi convidado pela oposição para prestar esclarecimentos sobre a PEC da Segurança Pública

MidiaMAIS

Treinador de MS se revolta com demissão de professor que deu castigo por criança não fazer tarefa: ‘Matando’

Treinador de Campo Grande lamenta e diz que é necessário "ressuscitar a educação física escolar"

Transparência

Licitação de R$ 50 milhões para instalação e manutenção de radares na Capital é suspensa

A decisão foi tomada para análise e resposta a pedidos de esclarecimento sobre o certame, conforme informou o município