Pular para o conteúdo
Transparência

Gaeco estoura em Nova Andradina perfil que divulgou fake news durante eleições

Página implicado na Operação Fake Fire pertence a "Pagodinho", como é conhecido um dos alvos
Dândara Genelhú -
operação
Valor apreendido durante a operação. (Reprodução, Gaeco)

Nesta quarta-feira (2), dono de página no sobre acabou com tornozeleira após mandado de monitoramento eletrônico. ‘Pagodinho’, como é conhecido, foi um dos alvos da Operação Fake Fire contra fake news no período das Eleições de 2024.

Após diversas publicações, internautas que acompanhavam a página começaram a questionar o dono da página. “Pagodinho não era imparcial?”, diz um dos comentários em vídeo positivo sobre o candidato tucano.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina. Juntos, cumpriram mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares.

Assim, a operação visa apurar a disseminação de desinformação e fake news durante a campanha eleitoral. Mandado de monitoramento foi expedido em nome do responsável pela página do Instagram “Nova Fogo”, conhecido como “Pagodinho”.

A página possui 107 mil seguidores na rede social. “Realizou a divulgação de desinformação durante o processo eleitoral, além de outras condutas que possuem capacidade de macular a lisura das Eleições de 2024”, afirmou o Gaeco em nota.

A juíza eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina assinou os mandados. Já a investigação foi conduzida pelo Promotor Eleitoral e pelo Gaeco.

Apreensões

Além da instalação da tornozeleira eletrônica, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. Portanto, realizaram buscas em dois locais em Nova Andradina.

Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e dispositivos de armazenamento. Agora com monitoramento, ‘Pagodinho’ deverá seguir algumas regras, como a proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial.

Além disso, tem a obrigação de recolhimento noturno, das 19h às 7h, em dias úteis, e em tempo integral em feriados, fins de semana e dias de folga. E a proibição de utilizar qualquer meio para divulgar informações relacionadas à campanha eleitoral em curso, direta ou indiretamente, por si ou por terceiros.

Por fim, a Justiça advertiu expressamente o investigado de que o descumprimento de qualquer medida cautelar poderá resultar na prisão preventiva.

‘Pego de surpresa’

Em nota ao Jornal Midiamax, a defesa de Murilo César Carneiro da Silva informou que o alvo da operação foi ‘surpreendido’ com o mandado. “O acusado foi surpreendido com a determinação, porquanto permanece cooperando com a Justiça Eleitoral em suas determinações”, diz em nota.

Além disso, o advogado Matheus Boniatti Filho informou que a defesa não teve acesso aos autos, pois a investigação segue em sigilo até o momento. Contudo, pontuou que irão recorrer.

“Recorrerá da decisão, mas permanecerá colaborando com a Justiça Eleitoral em prol da elucidação dos fatos”.

A matéria foi editada às 18h05, em 04 de outubro de 2024, em cumprimento à decisão liminar assinada pelo juiz Eleitoral Antônio Adonis Junior, de Nova Andradina. O Jornal Midiamax reitera seu compromisso com a verdade, com a e com as melhores práticas jornalísticas. Reitera, ainda, o irrestrito respeito às decisões judiciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Perderam por 2 a 1 para o Huracán

Polícia

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

Dois outros adolescentes, de 14 e 17 anos, foram identificados por participação no crime

Economia

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Na viagem promovida pela CNI em maio, os empresários brasileiros esperam se reunir com representantes da indústria e do governo americano

Polícia

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

Autora dos três assassinatos ocorridos com requintes de crueldade na madrugada desta segunda