Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
Justiça reafirmou veracidade jornalística das reportagens e garantiu liberdade de expressão
Dândara Genelhú, Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Decisão da Justiça Eleitoral negou o novo pedido de censura de Beto Pereira (PSDB) e confirmou que matérias de denúncias sobre corrupção no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) publicadas pelo Jornal Midiamax não são fake news.
“A jurisprudência do TSE tem reconhecido que o perigo de dano, em matérias veiculadas pela imprensa, só se configura em situações de flagrante falsidade ou manipulação dos fatos, o que, na análise sumária, ainda não se verifica no caso“, traz trecho da decisão judicial.
Nesta sexta-feira (4), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) frustrou nova tentativa do candidato do PSDB em ‘derrubar’ reportagens.
Mesmo após ter o pedido negado pelo juiz eleitoral David de Oliveira Gomes Filho, Beto Pereira apresentou recurso para remover conteúdo jornalístico com denúncias feitas pelo despachante David Cloky Hoffaman Chita, que aponta o candidato do PSDB como o chefe da corrupção no Detran-MS.
Vale ressaltar que o Jornal Midiamax, com objetivo de elucidar os fatos, entregou ao chefe do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Romão Ávila Milhan Júnior, na quarta-feira (2), o vídeo com as denúncias apresentadas pelo despachante. David está foragido, pois afirma ser um ‘arquivo vivo’ sobre envolvimento de políticos do PSDB em esquemas de corrupção. Então, resolveu delatar Beto Pereira como o chefe do esquema.
Apesar de tentar derrubar as notícias na Justiça, Beto Pereira se cala sobre as denúncias. Nem o candidato ou sua assessoria emitiram qualquer posicionamento à reportagem sobre as acusações feitas por Chita. Vale ressaltar que, como de praxe, o Jornal Midiamax sempre tentou ouvir o candidato do PSDB, bem como todos os citados na denúncia, seja por ligação ou mensagens, tudo devidamente registrado. No entanto, sem obter resposta.
Assim, a decisão desta sexta-feira (4) é assinada pelo desembargador Sideni Soncini Pimentel. O magistrado defendeu a liberdade de imprensa e argumentou que a matéria “não extrapola os limites da liberdade de expressão constitucionalmente assegurada”.
Ao negar mais uma tentativa de ‘derrubar’ as reportagens em que o despachante afirma que Beto Pereira seria o chefe de esquemas de corrupção no Detran-MS, o desembargador confirmou a veracidade jornalística da reportagem do Midiamax.
“O jornal pode divulgar o material que recebeu, preservando assim a liberdade de imprensa e o direito à informação”, pontuou o desembargador sobre a matéria jornalística.
Chefe do MPMS já está com denúncia de David contra Beto Pereira em mãos
Desde a tarde de quarta-feira (2), o PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão, já está com o vídeo de David em mãos. O Jornal Midiamax entregou o pendrive com o vídeo em protocolo registrado com o número: 022024001145204.
David Chita está foragido e afirma que resolveu delatar Beto Pereira, pois estaria correndo risco de vida por ser um verdadeiro ‘arquivo vivo’ de várias operações ilícitas envolvendo políticos do PSDB. “Temo pela minha vida, eu sei com quem estou mexendo, mas tenho que falar. Sei que se cair numa penitenciária, muito provavelmente, vou ter acidose diabética, vou ter um ‘acidente’, alguma coisa vai acontecer comigo, por esse motivo ainda continuo foragido”, diz Hoffaman.
O despachante, que confessou operar no esquema, alega que órgãos de investigação de Mato Grosso do Sul estariam agindo deliberadamente para blindar políticos do PSDB implicados no caso.
Segundo David Chita, as operações policiais seriam sempre orquestradas para ‘dar satisfação à opinião pública’ e salvar a pele dos poderosos implicados.
No entanto, apesar de detalhar inúmeros fatos e apresentar provas, Chita garante que tem “muito mais” para apresentar, assim que o MP o chamar para firmar o acordo. “Só que não falei tudo, nem 30% do que eu sei. Tem coisas de 1 ano e meio atrás, coisas de 4 anos atrás que estou segurando”, afirma.
O vídeo inclui indícios sobre envolvimento de Beto Pereira e outros políticos do PSDB no esquema de propina. Ele cita também o nome do ex-prefeito de Nova Alvorada do Sul, que acabou nomeado diretor-adjunto do Detran, Juvenal de Assunção Neto, como um dos beneficiários do dinheiro ilícito.
Despachante foragido diz que tem como provar tudo ‘se MPMS quiser’
David fez oficialmente no último dia 24 um pedido de acordo de colaboração e afirma que, com a delação, poderia ajudar o MPMS a chegar aos poderosos por trás do esquema de corrupção no Detran-MS.
Hoffaman afirma que tem provas que implicam agentes políticos, autoridades e servidores públicos.
Assim, no vídeo entregue ao PGJ, o despachante adiantou que tem um extenso rol de provas como trocas de mensagens, conversas gravadas, vídeos, fotos e até comprovantes de Pix que comprometem os integrantes do grupo e confirmam Beto Pereiro como o chefe do esquema.
Oficialmente, Beto Pereira continua calado sobre as acusações. Ele não respondeu nenhuma das tentativas de contato da reportagem e foi às redes sociais dizer que a denúncia é eleitoreira. No entanto, Beto nunca ousou negar publicamente as acusações detalhadas e muito menos rebater as informações já liberadas por David Chita.
Então, David teria sido ‘recrutado’ por Beto para atuar em conluio com servidores do Detran-MS no esquema e repassar o dinheiro sujo diretamente a pessoas ligadas à organização do ‘caixa não-oficial de campanha’ do PSDB para chegar à Prefeitura de Campo Grande.
Nomeações para garantir esquema para campanha do PSDB
Na denúncia, Chita diz que foi firmado o acordo com Beto Pereira. “Foi uma troca, você me dá isso e te dou aquilo” e detalha que prometeu fazer o esquema ganhar ‘volume’, enquanto que o parlamentar garantiria nomeações e blindagem.
O acordo teria sido firmado entre eles em dezembro de 2022. Então, em 17 de janeiro de 2023, a prima de Beto Pereira, Priscila Rezende de Rezende, ganha cargo para comandar a Dirve (Direção de Registro de Veículos). O setor é estratégico para os objetivos do grupo, confirmou David.
Outra figura apontada por Chita como beneficiário de pagamentos mensais do dinheiro ilícito levantado no esquema é Neto (PSDB). Então, poucos dias após Pereira emplacar a prima em direção estratégica no órgão de trânsito, Neto foi nomeado em 23 de janeiro de 2023 para o cargo na cúpula do Detran-MS.
Peça importante no esquema, Yasmin Osório Cabral foi nomeada em 3 de fevereiro de 2023. Ela foi colocada no órgão e, através da influência dos padrinhos do esquema, acabou sendo transferida para a Cotra (Corregedoria de Trânsito do Detran-MS).
Todos se calam sobre esquema no Detran-MS
Sempre procurados pela reportagem, como de praxe, Beto Pereira ou sua assessoria de comunicação, em nenhum momento, enviaram posicionamento sobre as denúncias.
Em áudio gravado com a reportagem, Thiago Gonçalves apenas ameaçou processar o jornal, mas não se defendeu sobre as acusações feitas por Chita.
Neto disse apenas que “desconhece o assunto” e não respondeu aos demais questionamentos da reportagem
A reportagem falou pessoalmente com Priscila, mas foi interrompida pelo diretor-executivo do Detran, João Cesar Mattogrosso – também do PSDB -.
Ao Jornal Midiamax, o Detran-MS enviou nota afirmando que colabora com todos os órgãos de controle para garantir a punição de servidores envolvidos em irregularidades. Por fim, sobre as denúncias, limitou-se a dizer que “não fomos notificados em nenhuma denúncia em quaisquer processos de delação”.
🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul
Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Cantor é detonado por não torcer por Fernanda Torres no Oscar: “Chance nula”
Johnny Hooker deu o que falar ao afirmar que Fernanda Torres tem “chances nulas” de vencer o Oscar de Melhor Atriz; entenda a polêmica
Edital inédito vai premiar artistas que preservam cultura indígena e quilombola em MS
Publicação ocorre no dia seguinte a alusão à Consciência Negra
“Foi no impulso” diz homem que matou colega a facadas há 6 meses após discussão em bar de Campo Grande
“Ele queria que eu pagasse mais bebida pra ele”, disse, sobre a motivação
Resultado do ‘Enem dos Concursos’ será divulgado em 11 de fevereiro
A princípio, os resultados seriam divulgados nesta quinta-feira (21), mas o MGI precisou alterar todo o cronograma
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.